CinemaCultura

CINEMA. Com “Deborah! O Ato da Casa”, o cineasta Luiz Alberto Cassol concorre ao “Kikito” em Gramado

Atriz e diretora Deborah Finocchiaro em quarentena pandêmica. Por aí vai o documentário de Luiz Alberto Cassol (no destaque)

Da Redação do portal Coletiva.Net, com montagem sobre fotos de Reprodução

Em 2019, quando o primeiro filme gaúcho de ficção, o curta ‘Ranchinho do Sertão’, completou 110 anos, o Festival de Cinema de Gramado transformou a mostra de Longa-metragens Gaúchos (LMG) em mostra competitiva, que premia, entre cinco títulos selecionados, o Melhor Filme. O vencedor recebe o cobiçado Kikito e um prêmio de R$ 5 mil. Este ano, a seleção reúne ficção científica, documentários, romance e comédia e dá a dimensão da diversidade de gêneros e estilos produzidos no Estado.

O curador da mostra, Leonardo Bomfim, programador da Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, conta sobre o processo de seleção. “Procurei avaliar o que seria mais interessante exibir neste momento que vivemos. Há filmes que já foram realizados após o início da pandemia, refletindo sobre como produzir neste contexto. Ao mesmo tempo, há filmes produzidos num contexto de possibilidade de viagens e encontros. Acredito que este contraste será muito interessante”, comenta.  

O gerente de eventos da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização do Festival de Cinema de Gramado, Diego Scariot, fala sobre a importância da mostra. “Em outras edições já exibimos a mostra gaúcha de longas, mas em 2019 ela passou a ser competitiva.  Entendemos que o Festival tem mais esse compromisso com o cinema gaúcho e nacional. Considerando que o conteúdo será transmitido pela plataforma on-line do Canal Brasil, os filmes terão uma janela ainda maior de visibilidade”, avalia.

Conheça os longas-metragens gaúchos selecionados:

‘Contos do Amanhã’ – Porto Alegre

85′ – Ficção Científica

Direção: Pedro de Lima Marques

Sinopse: Em 2165, o sequestro de Michele coloca a cidade-estado Porto 01, o último reduto da civilização humana, em estado de guerra. O problema é que para salvar a Porto 01 será preciso contar com a ajuda de Jefferson, um estudante do ensino médio que vive em 1999.

‘Deborah! O Ato da Casa’ – Santa Maria

94’53 – Documentário

Direção: Luiz Alberto Cassol

Sinopse: Durante a quarentena, por meio de uma tela, pela rede, velocidades diferentes, casas diferentes, olhos e mãos refletem a vida, a obra e as criações da atriz e diretora Deborah Finocchiaro. Por isso, no isolamento, novas narrativas e encontros.  

‘Portuñol’ – Porto Alegre

70′ – Documentário

Direção: Thais Fernandes

Sinopse: A língua que nasce da intersecção de culturas é pretexto para falar da gênese da América Latina. Um filme de estrada que no trajeto não busca uma resposta, mas sim romper todas as possíveis certezas do que significa existir nas bordas de definições culturais.

‘Ten-Love’ – Porto Alegre

84′ – Romance/Thriller

Direção: Bruno de Oliveira

Sinopse: Após um assalto nas ruas de Porto Alegre, Georgia e Bruno terão suas vidas entrelaçadas por um jogo de tênis orquestrado pelo misterioso Joalheiro. 

‘Trapaça’ – Porto Alegre

137′-46 – Comédia

Direção: Luke Schatzmann

Sinopse: Em época de recessão, cinco amigos precisam entrar em uma cooperativa na esperança de não perder o emprego. O que eles não esperavam é que tomariam um golpe e, além de perderem o emprego, perderiam todas as suas economias. O que eles poderiam fazer para darem o troco e conseguiram vingança?

Os longas gaúchos serão exibidos por streaming entre 19 e 23 de setembro. Para assistir é preciso ser assinante de TV cujo pacote contemple o Canal Brasil e acessar este link

Além disso, entre 19 e 26 de setembro, o espaço do Festival de Gramado dedicado ao mercado acontecerá de forma virtual e será transmitido pelos canais digitais do Festival, entre 13h e 14h. A 4ª edição do Conexões Gramado Film Market contará com o HUB Universidades, em sinergia com as edições sul e nacional do Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual. Estarão presentes na programação, ainda, as tradicionais rodadas de negócios e a Mostra Universitária que, este ano, reunirá produções audiovisuais que abordam a diversidade.

As inscrições para as atividades, com vagas limitadas, iniciam-se em 1º de setembro e podem ser feitas pelo site www.festivaldegramado.net. A programação completa será divulgada em breve.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo