AssembleiaPolíticaSaúde

SAÚDE. Frente tem apoio de deputados, associações de municípios e hospitais públicos e filantrópicos do RS

Valdeci: luta por 12% da receita do RS e mais recursos orçamentários federais para a área
Valdeci: luta por 12% da receita do RS e mais recursos orçamentários federais para a área

Foi lançada nesta quarta-feira, na capital, a Frente Gaúcha em Defesa da Saúde Pública. O objetivo principal é exatamente garantir recursos para o setor e têm o apoio e a participação de parlamentares, municípios (por sua associação específica) e hospitais, tanto públicos quanto filantrópicos.

Quem traz mais informações a respeito é a assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira, que preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. E que, por sinal, em pronunciamento da tribuna, na tarde passada, avaliou os dois anos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Mais de 18 mil profissionais atuam hoje no programa, em todo o País. Só no Rio Grande do Sul são 1,2 mil.

Conforme Valdeci, desse total, apenas 2% desistiram do trabalho na atenção básica do Estado. “Hoje vivemos um momento de crise na saúde com hospitais fechando portas e municípios paralisando serviços. O que seria da maior parte da população gaúcha sem esse reforço de médicos?”,

Bueno, e a propósito da Frente pela Saúde Pública? Confira no material assinado por Tiago Machado (texto e foto). A seguir:

Frente pela Saúde Pública é lançada em Porto Alegre

O aprofundamento da crise da saúde no Rio Grande do Sul levou representantes de hospitais, de municípios e deputados estaduais a criarem um espaço coletivo de mobilização. Lançada nesta quarta (15), em Porto Alegre, a Frente Gaúcha em Defesa da Saúde Pública tem como foco principal a luta por recursos para o setor. “Vamos cobrar a aplicação dos 12% da receita do Estado na saúde e também cobraremos o governo federal para que amplie o orçamento para a área. Do jeito que está a saúde hoje, todos perdemos”, afirmou o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

Conforme o deputado Tarcisio Zimmermann (PT), a Frente também vai discutir a criação de fontes adicionais de recursos para a saúde. Um grande ato público será realizado no próximo dia 12 de agosto. “A Frente não é contra ningúem. É a favor da saúde”, disse Zimmermann. 

O manifesto de criação da Frente foi assinado por representantes de mais de 10 instituições gaúchas, entre elas a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a Associação Gaúcha Municipalista (AGM), a Federação das Santas Casas e dos Hospitais Filantrópicos e a Associação Gaúcha dos Hospitais Públicos Municipais.” 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Besteirada. O que resolve problemas da saúde são recursos e profissionais da área e não reuniões e fotos de reuniões de políticos fingindo que fazem algo útil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo