CongressoPolítica

SENADO. Pena maior para jovens infratores traz de volta a questão da maioridade penal. Mas não é só isso

No plenário do Senado, punhado de questões polêmicas em debate nos próximos dias
No plenário do Senado, punhado de questões polêmicas em debate nos próximos dias

Ainda falta ser votada em segundo turno, na Câmara dos Deputados, a PEC que reduz a maioridade penal nos casos de crimes hediondos. É improvável que isso ocorra nesta semana, mas nunca é demais duvidar da capacidade de manobra (o termo você entende no sentido que desejar) do presidente da Casa, Eduardo Cunha. O Supercunha se imagina superior a qualquer coisa, então…

De todo modo, é para o Senado que se voltam as atenções políticas na semana que está começando. Inclusive por conta de uma proposta, que não é de emenda constitucional, mas tem muita relação com o que os deputados aprovaram na rodada inicial. No caso, o aumento da punição para menores em determinados crimes, modificando o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Creia, esse é um tema polêmico. No entanto, não é o único a estar sob análise dos parlamentares da chamada “Câmara Alta”, como você pode conferir no material produzido pela Agência Senado. A foto é de Jefferson Rudy. Acompanhe:

Senado pode votar MPs e punição maior para jovem infrator

A pauta do Plenário da próxima semana deve começar com a análise da Medida Provisória (MP) 672/2015. A MP, além de manter as atuais normas para o reajuste do salário mínimo entre 2016 e 2019, estende essas regras para a correção dos benefícios da Previdência Social superiores ao mínimo. Essa mudança envolvendo os benefícios previdenciários foi aprovada pelos deputados. Ao falar sobre o assunto na semana passada, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recomendou equilíbrio com a questão fiscal e bom senso na análise da proposta.

– A decisão da Câmara cria, sem dúvida, uma oportunidade para que nós possamos aprofundar o debate da Previdência, conhecer qual é a sustentabilidade e a questão atuarial – disse Renan sobre a MP, que perde a validade no dia 7 de agosto.

Outra MP que consta da pauta é a 673/2015, que isenta de licenciamento e de emplacamento as máquinas agrícolas e os veículos usados para puxar essas máquinas. A MP, que perde a validade em 14 de agosto, traz também mudanças em regras do trânsito. Segundo o texto, dirigir na faixa exclusiva para transporte público coletivo passa de infração leve a gravíssima, com a apreensão do veículo. Igualmente passa a ser considerada infração gravíssima o transporte pirata de passageiros. Ambas as MPs chegaram ao Senado na última quarta-feira (1º) e trancam a pauta do Plenário.

Temas polêmicos

A pauta da próxima semana também traz projetos polêmicos. Um deles é o PLS 333/2015, de José Serra (PSDB-SP), que estabelece um regime especial de atendimento socioeducativo dentro do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a ser aplicado a menores que praticarem, mediante violência ou grave ameaça, conduta prevista na Lei de Crimes Hediondos (Lei 8.072/1990)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo