EducaçãoUFSM

UFSM. E segue a bronca, com falta de recursos para pós. Coordenadores não teriam as informações oficiais

Aparentemente, faltam informações oficiais mais precisas. E o desencontro segue acontecendo, acerca dos cortes (esses, sim, reais) de recursos para a pós-graduação nas Universidades, incluída a UFSM. O tema foi tratado de forma pouco abrangente nesta sexta, na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição. É o que relata, entre outras coisas, o material produzido pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes. O texto é de Fritz R. Nunes, com imagem da Multiweb. A seguir:

Reunião do CEPE foi coordenada pelo vice-reitor, professor Bayard: informações imprecisas
Reunião do CEPE foi coordenada pelo vice-reitor, professor Bayard: informações imprecisas

Cortes na pós já causam situações de precariedade

…Já cancelei a minha participação em um Congresso por falta de recurso e, dentro do novo planejamento de trabalho que a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) pediu uma readequação de 41%, já sei que não poderemos contar com recursos para que alunos participem de seminários e outros eventos, e que a participação de convidados em bancas de mestrado e doutorado terá que ser, em sua maioria, através de videoconferências. A avaliação é do professor Rinaldo Pinheiro, coordenador da Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFSM, em depoimento à assessoria de imprensa da Sedufsm.

O professor Rinaldo Pinheiro, que comenta já ter feito a readequação orçamentária do curso ao qual coordena, até mesmo porque a PRPGP solicitou que isso fosse feito até esta sexta, 17, disse que há uma percepção geral entre os coordenadores de “insatisfação” quanto aos cortes que estão sendo efetivados. Ele, a exemplo de outros coordenadores ouvidos pela Sedufsm na última quarta, 15, também se ressente de uma posição oficial da Administração. Segundo Pinheiro, até o momento, o único documento efetivo foi o assinado pelo professor Paulo Schneider, no dia 8 de julho, falando dos 68% de cortes da Capes. De lá para cá, houve uma manifestação do reitor através dos meios de comunicação da instituição, e o e-mail de um servidor do setor financeiro que pediu a efetivação do enxugamento em 41%.

A assessoria de imprensa da Sedufsm contatou nesta sexta novamente o professor Fernando Quadros, coordenador da pós em Zootecnia. Na quarta, Quadros disse que tentaria dialogar com a PRPGP para ter uma posição oficial. Segundo o professor, a informação na pró-reitoria é que, assim que o titular, Paulo Schneider, voltar das férias, os coordenadores de pós-graduação serão chamados para uma reunião de esclarecimento.

Na manhã desta sexta, durante a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), o vice-reitor, professor Paulo Bayard Gonçalves, tocou rapidamente no assunto, enfatizando falas anteriores do reitor. Bayard argumentou que a pró-reitoria teve bastante agilidade em repassar comunicados da Capes sobre a questão de cortes aos coordenadores, o que gerou grande impacto. Entretanto, após a informação do MEC de que 90% dos recursos estão garantidos para a pós, a instituição está esperando que novos repasses de verba voltem a ocorrer. O vice-reitor frisou várias vezes que existe a “promessa” do MEC de que o corte não ultrapassará a 10% do custeio…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo