CongressoHistóriaPolítica

CONGRESSO. A homenagem ao “Pai dos Pobres”

Getúlio, mais lembrado pelas ações em favor do trabalhador do que pelo período autoritário
Getúlio, mais lembrado pelas ações em favor do trabalhador do que pelo período autoritário

Não é raro as homenagens feitas pelo Congresso acontecerem às segundas-feiras. É um dia, digamos, vago. Só vão mesmo os proponentes e os festejados. E mais alguns gatos pingados, além dos funcionários obrigados a ali estar. Nesse contexto, ainda que não seja, digamos, uma data “cheia”, ganha outra importância a sessão solene requerida para lembrar o “Pai dos Pobres”, Getúlio Vargas, no aniversário da sua morte, em 24 de agosto de 1954. Será nesta terça, como você confere no material produzido pela Agência Senado. A foto é de Arquivo. A seguir:

Congresso presta homenagem a Getúlio Vargas nos 61 anos de sua morte

O Congresso Nacional promove na próxima terça-feira (25) sessão solene em homenagem ao presidente Getúlio Vargas, marcando a passagem dos 61 anos de sua morte. A iniciativa é dos senadores Elmano Ferrer (PTB-PI) e Telmário Mota (PDT-RR) e do deputado Paes Landim (PTB-PI).

Gaúcho de São Borja, Getúlio Dornelles Vargas governou o país em dois períodos: o primeiro, de 1930 até 1945, e o segundo, de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando se suicidou no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, então capital federal.

Vargas foi o presidente que governou o Brasil durante mais tempo. Entre 1937 e 1945, instalou um regime ditatorial, conhecido como Estado Novo. Seu governo foi marcado por um período de significativos investimentos no país e de adoção de direitos trabalhistas.

Mas a resistência de Getúlio em abandonar o autoritarismo, entretanto, provocou o golpe militar que levou à sua queda. Em 1951, voltou à Presidência pelo voto popular. Pressionado pelos militares contrários à sua gestão, acabou por se suicidar, deixando uma carta em que afirmava “sair da vida para entrar na história”.

O presidente teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria em 15 de setembro de 2010. Seus restos mortais foram levados para sua terra natal e colocados em um mausoléu na Praça 15 de Novembro. A sessão em sua homenagem será realizada às 11h no Plenário do Senado Federal.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo