Eleições 2016PartidosPolítica

ELEIÇÕES. Pimenta diz que Valdeci “sempre foi a prioridade do PT Municipal”. Mas sem veto a Fabiano

Pimenta: Fabiano não só aceitou ser pré-candidato a vice, como colocou seu nome à disposição para vereador”
Pimenta: “Fabiano não só aceitou ser vice, como colocou seu nome à disposição para vereador”

Dois dias depois do anúncio da saída do PT de Fabiano Pereira, que foi para o PSB, na noite deste domingo, o deputado Paulo Pimenta emitiu nota a respeito, inclusive porque era um dos fiadores da decisão que fez de Valdeci Oliveira candidato a prefeito e o agora ex-petista como vice.

O tempo decorrido entre o fato e a divulgação do documento, avalia este editor, se deve exatamente à necessidade de “fazer baixar a poeira”. Bueno, confira você a Nota e tire tua própria conclusão. A seguir, na íntegra:

Valdeci Oliveira representa unidade do PT/SM para vencer em 2016

Ao longo do último período, fui um dos principais defensores da busca por um consenso em prol da unidade do Partido dos Trabalhadores de Santa Maria para a disputa das eleições municipais de 2016. Passado o episódio da saída de Fabiano Pereira para o PSB, avalio a conjuntura local para o pleito que se aproxima.

O nome de Valdeci Oliveira sempre foi a prioridade do PT municipal. Tal posição sempre foi sustentada de forma transparente em todas as reuniões que realizamos, inclusive desde a primeira plenária convocada para debater o tema, que foi realizada na Câmara de Vereadores e contou com a presença de mais 250 militantes. Desde então, fizemos questão de registrar que Valdeci Oliveira tinha a preferência para ser nosso pré-candidato ao Executivo Municipal.  Durante todo o diálogo com o Fabiano, afirmamos que não haveria veto ao nome dele se Valdeci não fosse candidato. O próprio Fabiano sempre afirmou que jamais disputaria com  Valdeci, em função das relações pessoais e políticas entre eles.

Cabe ressaltar que apesar de demonstrar sua força eleitoral por várias vezes, Valdeci Oliveira nunca perdeu a humildade e a simplicidade que o caracterizam.

Desde 2000, quando se elegeu vereador, Fabiano concorreu aos cargos que optou disputar em todas as eleições. Em 2012, não aceitou concorrer a prefeito, pois condicionou sua candidatura à garantia do Governador de que caso derrotado reassumiria a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, da qual era titular. Em 2010 e 2014 foi candidato a deputado federal, sem nenhuma restrição do PT local.  

Valdeci Oliveira reiteradas vezes pregou junto comigo a unidade partidária, chegando a dizer que estaria disposto abrir mão de concorrer para evitar disputas internas.

Fabiano não só aceitou ser pré-candidato a vice-prefeito, como colocou seu nome à disposição para ser candidato a vereador, se o PT/SM assim entendesse.

Em nenhum momento fomos procurados por Fabiano para tratar de sua saída, fomos informados pela imprensa de sua decisão de deixar o PT.

Desejo sucesso em sua opção.

Nós, Petistas, somos curtidos na luta e nas batalhas que nos fizeram e nos fazem fortes e vitoriosos. Temos consciência de nosso papel histórico. O Partido dos Trabalhadores foi fundado pela necessidade sentida por milhões de brasileiros de intervir na vida social e política do país para transformar a vida das pessoas por meio de um projeto baseado na construção coletiva.

Valdeci Oliveira reúne todos os predicados e qualidades para nos liderar nesse processo. Temos certeza que será novamente um grande prefeito e estaremos juntos na apresentação de um plano de governo que melhore a vida de todos os santa-marienses, especialmente para quem mais precisa.

Com Lula, Dilma, Olívio, Tarso e milhões de militantes, seguiremos trabalhando de forma a valorizar a política como um processo de construção coletiva, o que exige uma capacidade de colaboração, sensibilidade e liderança para dar continuidade ao nosso compromisso histórico de sempre lutar por um sonho muito maior do que todos nós.

Deputado Federal Paulo Pimenta (PT-RS)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. O Fabiano quer é o lugar do meu tocaio tucano. Se não pode ter tucano atacou de pomba. E até a roupa ele está copiando. Só falta começar a sibiliar nos esses!

  2. Perde o PT , Fabiano Pereira sempre foi e é um cara sério. Tive oportunidade de fazer uma campanha para ele. Pena isto acontecer!!! Nao falo dos outros pois pouco os conheço. Bom trabalho companheiro Fabiano.

  3. Estertores da velha política.
    "Nós, Petistas (sic, com P maiúsculo),…fortes e vitoriosos. Temos consciência do nosso papel histórico". "…por meio de um projeto baseado na construção coletiva": excluindo, obviamente, os "reaças", os "coxinhas", os "ruralistas", os "intorelantes", os "racistas", a "bancada da bala", a "elite branca" e todos os portadores de rótulos desqualificadores que discordarem. Prosopopéia flácida para acalentar bovinos saída dos anos 70 do século passado.
    Fabiano queria de volta a secretaria se fosse derrotado em 2012. Derrotado em 2014 virou "diretor de uma empresa na região metropolitana de São Paulo", candidato a vice-prefeito pelo PT e, logo em seguida, candidato a prefeito e presidente do PSB de Santa Maria.
    Valdeci é das antigas. Cansou de falar em asfalto para São Martinho e, como o assunto ficou batido, passou para a ferrovia Norte-Sul, que também não tem data para começar. Alás, nem os anúncios de Dilma, a competente, acompanha. Em junho foi anunciado o "Programa de Investimento em Logística", mais um daqueles pacotões marketeiros que, quando saem do papel, é como Deus fez a mandioca e custando muito caro. Três trechos da norte-sul no "pograma", nenhum no RS. Duplicação da BR-386 (estrada da produção) entre Lajeado e Carazinho, atalhando por rodovia o traçado da ferrovia. Duplicação com concessão, teoricamente para sair mais rápido.

  4. A união de um partido depende exclusivamente de cada integrante . Aqueles que sentirem prejudicado saiam com elegância e humildade. O povo sabe quem realmente trabalha pelo projeto e cidadania. O que sobrar são oportunistas e traidores.

  5. Uma perda irreparavel a saída do Fabiano Pereira quem perde é o PT
    essas brigas internas só quem perde é o partido, se pensassem realmente em mudar sm e melhorar a cidade em prol dos seus eleitores saberiam que a hora é de mudança,queremos uma cidade melhor,pois bem não podemos dizer que Valdeci foi prefeito ruim,mas tbm não foi tao bom assim,pq não apostaram numa mudança? pq não deixar outra pessoa mostrar o trabalho pretendido? triste com essa realidade interna do PT onde há briga de egos fala mais alto do que o real significado de representar o povo…onde não tiver uma politica que se preocupe com o povo e com a cidade morreremos penando nas maos de pessoas que so pensam em si…

  6. Uma pessoa que foi candidata a vereador, deputado estadual, deputado federal, que foi secretário de município e de Estado e que só não foi candidato a prefeito em 2012 porque não quis jamais pode reclamar de falta de espaço político. Garanto que muitos queriam ter tido este espaço.

  7. Uma nota bem feita.
    Mas contraditória quanto a busca pela unidade partidária já que o grupo do deputado e do ex secretario de estado protagonizaram brigas e ataques durante os últimos cinco anos. A ponto de se estranharem e disputarem o comando da secretaria em que o Fabiano Pereira comandava.
    Mas uma dúvida pairo no ar:
    Baixar a poeira e defender o Valdeci ou tirar do seu colo o erro pela perda do novo socialista?
    Fico claro porque Fabiano Pereira saiu do PT. Foi feita a cama e a rasteira foi dada, só não sabemos os verdadeiros acordos feitos pelo trio.
    Foi um golpe no petismo esta saída , a sim! Isso foi!
    O pleito antes armado foi embaralhado e o segundo turmo quase certo com o PT agora esta sem favoritos.
    Mas uma única certeza:
    O PT não vencerá esta eleição.
    E o PT sabe disso!
    Se sairá unido? Até pode ser.
    Mas que foi uma mudança com M maiúsculo foi mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo