DestaqueSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Obras na Caturrita e na Praça, formatura no Geoparque, Expointer chegando

Cursos concluídos no Geoparque Quarta Colônia contam com 33 formandos

Desconsiderando as aves, número de animais criados a galpão inscritos na Expointer se mantém estável para esta edição. Foto Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Por Paulo André Dutra

* Está se aproximando a Expointer, maior evento do agronegócio gaúcho, de 26 de agosto a 3 de setembro no Parque Assis Brasil, em Esteio. Os ingressos já estão à venda.

* Nesta edição, estão inscritos 3.480 animais de argola (criados a galpão). A inscrição dos rústicos se encerra em 10 de agosto. Não haverá exposição de aves por conta das restrições zoosanitárias causadas pela influenza aviária.

* No pavilhão da agricultura familiar, o número de expositores passou de 337 em 2022 para 372 nesta edição, batendo o recorde da feira. É um dos espaços mais visitados da Expointer.

* Na esquina da Rua José Barin com a Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, a instalação de galerias para a drenagem pluvial modifica o trânsito no acesso à Caturrita.

* Executada pela Sulcava, pretende escoar a água que se acumula na via em dias de chuva. A via está com bloqueio total desde a quinta-feira (3).

* Ali perto, a mesma empresa toca a obra da ponte da Perimetral Dom Ivo Lorscheiter. As cabeceiras estão concretadas e as vigas da ponte estão em preparação.

* Em outra parte da obra, a base da via já foi compactada para, posteriormente, receber a camada asfáltica. A execução de meios-fios e parte do passeio público também já foi concretado, a partir da Rua Ernesto Beck e após a rotatória da Rua Coronel Valença.

* Obra andando também na Praça Saldanha Marinho. Os tapumes estão sendo instalados no segundo setor, no canteiro próximo à Rua Venâncio Aires.

* Os bancos foram retirados e o piso será nos próximos dias. Houve supressão de espécies exóticas de árvores e as nativas serão transplantadas. O espaço vai ganhar um ipê-roxo, segundo a nota da Prefeitura.

* Já foi concluída a concretagem do novo piso no primeiro setor em obras. O serviço estava em andamento desde a última semana. Na sequência será colocado o novo piso de pedra portuguesa e granito.

* Dois cursos promovidos pelo Progredir Geoparque Quarta Colônia tiveram conclusão nesta quarta-feira (2) em Faxinal do Soturno. 33 estudantes foram certificados nos cursos de Introdução ao Secretariado e de Informática Básica.

* São nove cursos finalizados pelo Progredir Geoparque Quarta Colônia no município. No próximo semestre, receberá três novas formações.

* Ao abordar o turismo, a coordenadora do Geoparque, Angelita Zimmermann, enfatizou como o Progredir pode contribuir para o sentimento de reconhecimento no Geoparque, melhorando os relacionamentos interpessoais e a recepção dos turistas.

O Progredir amplia as formas de relacionamento entre a comunidade e os diversos patrimônios presentes no Geoparque Quarta Colônia, destaca o prefeito de Faxinal do Soturno, Clóvis Montagner. Foto: Geoparque Quarta Colônia / Divulgação

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo