Conta-se em bilhões o troco a ser recuperado pelo Estado, por conta da sonegação. Que, creia, não é praticada por miúdos. Estes pagam, compulsoriamente que seja, os seus tributos. E, quando não ocorre, são pegos na hora. O problema é o tubaranato. Esse sonega sem qualquer vergonha, inclusive porque raramente é pego. E, quando é, não sofre cobrança e tergiversa, conversa, adia e espera pela prescrição.
Dito isto, louve-se a iniciativa da secretaria da Fazenda. Afinal, mesmo que seja uma gota no oceano de caloteiros, o troco é público. E precisa ser buscado. Do que se está falando? Confira no material originalmente publicado no G1, o portal de notícias das Organizações Globo. A foto é de Divulgação. A seguir:
“RS encaminha representações para recuperar R$ 292 milhões sonegados…
…A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul encaminhou nesta sexta-feira (21) para o Ministério Público (MP) um total de 202 representações contra empresas com indícios de sonegação do ICMS. O objetivo da ação é recuperar R$ 292 milhões não recolhidos por meio do pagamento do imposto.
A medida é mais uma das ações tomadas pelo governo em meio à crise financeira que atinge o estado. Nesta quinta (20), o governador José Ivo Sartori anunciou o aumento das alíquotas do ICMS para viabilizar a arrecadação de mais recursos para os cofres do estado.
“O remédio é amargo, muito amargo, mas o estado está na UTI. Eu também sou contra medidas assim. Fizemos de tudo para evitar, mas o estado vive uma situação de emergência”, afirmou o governador em entrevista coletiva.
Os documentos foram entregues durante audiência com os subprocuradores do MP de assuntos jurídicos, Emílio Barbosa, e de assuntos institucionais, Fabiano Dallazen. O secretário adjunto da Fazenda, Luis Antônio Bins, considera a parceria entre o governo estadual uma “importante demonstração ao contribuinte sobre os riscos de uma eventual sonegação”.
De acordo com o Ministério Público, o levantamento feito pelo governo do estado será encaminhado para análise na Promotoria de Justiça de Combate aos Crimes contra a Ordem Tributária. Caso o MP comprove a sonegação, o órgão oferecerá denúncia contra as empresas…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Santa Maria tambem cobra na justiça e manda pro SPC E PROTESTOS , que é melhor!