Artigos

Chique é ser discreto! – por Carlos Costabeber

carlinhos

#

Sempre considerei a humildade uma característica muito positiva da personalidade humana. Notadamente nas lideranças e nas chamadas “pessoas públicas”. Mas a humildade está perdendo terreno, frente às mudanças por que passa a sociedade. O avanço das tecnologias de comunicação, a necessidade de ocupar espaços e a importância de “estar na vitrine”,  tem levado as pessoas a deixarem de lado essa questão.

Faço essa consideração, pois a minha geração está estarrecida! Voltando duas ou três décadas, ninguém imaginava o quanto a tecnologia iria mudar a cultura do mundo. O que mais ouço dessa turma: “ah, se no nosso tempo existisse o telefone celular, a internet…”

Mas os tempos são outros, principalmente depois do advento “desse tal de Facebook” ! As pessoas, de uma hora para a outra, descobriram que podem fazer parte desse novo mundo da liberdade de expressão. Acredito que o objetivo de quem o criou (1) era fazer com que as pessoas pudessem interagir gratuita e instantaneamente, por meio de mensagens e imagens. E (2) comercialmente, ter em mãos uma ferramenta de marketing como jamais visto, no sentido de medir esse gigantesco mapa de informações sociais.

E, realmente, o planeta Terra virou a “aldeia global” de Marshall McLuhan.

Só que “essa coisa” está indo longe demais! O fenômeno Facebook está mudando o comportamento das pessoas de uma forma inimaginável. Jamais os estudiosos da sociologia tiveram um cenário tão universal e tão fértil para trabalhar. Afinal, todos estão fascinados com esse repentino poder, independentemente de classe social ou econômica.

Acho isso fantástico, não fosse o perigo a que essas pessoas estão se expondo. O assunto é recorrente, e os alertas são feitos; mas mesmo assim, essa explosão das mídias sociais está nos levando a correr riscos desnecessários. Estamos expondo publicamente (e até irresponsavelmente) nossas famílias, nossas amizades, nossas rotinas, que passam ao alcance de qualquer um. Estamos oferecendo um “prato cheio” para a marginalidade, além de estar gerando gratuitamente a inveja de muita gente. E inveja é um perigo, pois de alguma forma, acaba atraindo e multiplicando “fluidos negativos” sobre a gente.

Sem falar que muita gente deixa de conseguir um emprego, pois hoje também as empresas “espionam” as postagens, para descobrir informações sobre todos os candidatos.

Fica mais esse alerta, principalmente para os pais, para que tenham mais controle sobre o que os filhos estão postando nas redes, pois, inocentemente, podem estar colocando em risco a vida de toda a família.

O Facebook é algo espetacular, para quem sabe usá-lo com inteligência (e profissionalismo).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo