Arquivo

Queda em novembro. Mais de 2 milhões de empregos formais foram gerados em 11 meses no Brasil

É verdade que os números de novembro foram ligeiramente inferiores ao mês anterior. O que permitiu, inclusive, que a Mídia Grandona realçasse exatamente esse dado. Que é importante, pode-se reconhecer. Mas não é o único e, pelo menos para este (nem sempre) humilde repórter nem foi o mais. Ou criar em 11 meses mais empregos formais do que nos 12 meses do ano anterior é desimportante?

 

Bem, bem, bem. Cada um escolhe o número que entender melhor. Mas, a propósito do total, e também da pequena queda, confira material distribuído pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, no boletim “Em Questão”. A seguir:

 

“País gera mais de 2 milhões de empregos formais em 2008

 

De janeiro a novembro deste ano foram gerados 2,107 milhões postos de trabalho formais, 7,27% mais do que o estoque de dezembro de 2007. Este resultado é o maior da série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para o período, superando em 8,8% o recorde anterior ocorrido em 2007 (+1.936.806 postos de trabalho ou 7,08%).
  
O desemprego em seis regiões metropolitanas do País é a menor taxa desde janeiro de 1998: 13% em novembro, segundo dados divulgados também nesta segunda-feira (22), pela Fundação Seade e Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Sociais e Econômicos). Em outubro, o desemprego era de 13,4%, e de 14,6% em novembro de 2007. O levantamento foi feito nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal. O contingente de desempregados foi estimado em 2,627 milhões de pessoas, 71 mil a menos do que em outubro.
  
De acordo com os números do Caged, o nível de emprego formal celetista no país apresentou ligeira queda de 0,13% em novembro em relação ao estoque de assalariados celetista do mês anterior, o que representou uma perda de 40.821 empregos. Tradicionalmente, o Caged registra em novembro uma queda no emprego, devido a fatores sazonais e conjunturais. Em novembro de 2008 esse declínio do emprego, além de refletir uma…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “País gera mais de 2 milhões de empregos formais em 2008”, publicado no “Em questão”, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo