Coluna

Como não amar Lucille? – por Bianca Zasso

bianca-aEm tempos de aplicativos que prometem encontrar pessoas com gostos em comum para um encontro casual ou para um amor duradouro, o perfil ruiva, bonita, dona do próprio negócio e bem-humorada faria sucesso. Caça-romances à parte, a descrição compreende uma pessoa real que fez seu nome na televisão e no cinema sem medo de se entregar de corpo e alma a um trabalho.

Senhoras e senhores, com vocês, a rainha da comédia: Lucille Ball! Mesmo quem assistiu apenas trechos de episódios da série I love Lucy reconhece os olhos expressivos e a boca vermelha da atriz que foi a primeira mulher a ser dona de uma produtora em Hollywood, a Desilu Productions, que ela montou junto com seu primeiro marido, o também ator Desi Arnaz.  E é com ele que ela divide a cena no divertido Lua de Mel Agitada.

Lançada recentemente pela distribuidora Obras-Primas do Cinema, o DVD Coleção Dose Dupla: Lucille Ball, apresenta uma versão restaurada do filme e ainda outra produção com Lucille no elenco, Os seus, os meus, os nossos, com a atriz já mais madura atuando ao lado do sempre charmoso Henry Fonda. Mas a coluna de hoje quer mesmo é falar de Lua de Mel Agitada. A comédia é um achado de roteiro simples e intenso humor visual, o grande talento de Mrs. Ball.

A base da trama é o desejo da noiva Tacy de morar em um trailer depois de casar-se com Nicky, o noivo apaixonado e um tanto receoso das consequências que a vontade de sua amada terá no seu futuro. O charme da moça fala mais alto e ele compra um trailer enorme (referido no título original, The long long trailer) para construir um “lar, doce lar” ao lado de Tacy. Só que o que era para ser a casa dos sonhos, se torna um pesadelo comprido e que não permite curvas perigosas.

A maratona que o casal enfrenta para chegar ao clube de trailers a tempo de aproveitar a lua de mel é um aperitivo do que virá na sequência. Numa das cenas mais engraçadas do longa, Tacy quer agradar o marido e não perder tempo de estrada e decide preparar o jantar com o trailer em movimento. Enquanto Nicky vibra e cantarola com a proximidade de um prato delicioso, Tacy equilibra sem sucesso seu banquete.

bianca-bÉ a desculpa para Lucille Ball mostrar seu poder. Ela cai, os armários abrem, farinha e folhas de alface voam por toda a cozinha e o que era uma típica dona de casa perfeita dos anos 50 torna-se uma mulher exausta e coberta de comida. Lucille encara a cena sem perder o timing cômico, algo difícil em momentos onde o pastelão é o prato do dia. Sem medo de parecer ridícula ou mesmo de se mostrar de cara limpa (ou suja de lama), ela mostra porque merece o título de rainha.

Num tempo onde o glamour e as exigências técnicas de uma estrela eram todas pensadas com o intuito de deixa-las ainda mais belas, Lucille Ball queria garantir gargalhadas, não importando quantas caretas fossem necessárias. O diretor Vincente Minnelli imprimiu sua direção sem precisar transformar ou mesmo esconder o talento de Lucille, deixando-a à vontade para dar o seu tom nas cenas mais hilárias.

Lua de mel agitada é uma boa pedida para casais interessados em um domingo preguiçoso, daqueles que pedem um sofá e gargalhadas em uníssono. Quem estiver sozinho também pode aproveitar. Afinal, Lucille é um amor.

Lua de mel agitada (The long long trailer)

Ano: 1953

Direção: Vincente Minnelli

Disponível no DVD Coleção Dose Dupla: Lucille Ball, da Obras-primas do Cinema

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo