ColunaEsporte

É ESPORTE. A tragédia da Kiss e a (in)segurança dos ginásios. E também o Rio-Nal, o Corinthians, vôlei…

Por GUILHERME KALSING

esporte 1

#

A tragédia da Boate Kiss também interferiu no esporte. O Corpo de Bombeiros, do Rio Grande do Sul especialmente, se tornou muito mais rigoroso na liberação de alvarás para a abertura de arenas esportivas, sejam estádios ou ginásios. Riograndense e Inter/SM, trazendo para o universo local, sofrem com as exigências necessárias a cada entrada de ano, para renovarem os alvarás.

Mas o que me chama a atenção está em Sorocoba, onde estou desde quinta-feira, para cobrir a semifinal da  Liga Nacional de Futsal, entre Brasil Kirin e ACBF, de Carlos Barbosa. Ao chegar na Arena Alavanca (fotos acima e embaixo), me deparei com um universo de questões controversas em termos de segurança. Arquibancadas móveis e camarotes, improvisados que balançam. Saídas apertadas e tantas outras coisas que já passam para o âmbito esportivo.

A lei é a mesma, mas as vistorias e liberações ao que indicam não são iguais de Estado para Estado. A Arena Alavanca tem uma placa na entrada com público de 2.787. Porém, para a semifinal, são necessários 3mil lugares.  Os bombeiros liberaram, mas é nítido que aqui não cabe esse número de torcedores.  A segurança não está sendo prioridade.

Talvez pelo fato do Brasil Kirin ser o queridinho da mídia por ter Falcão, o melhor jogador de todos os tempos na equipe.

esporte 2

#

RIO-NAL DA GURIZADA

O Riograndense venceu o Inter, no Presidente Vargas, na quinta-feira, no jogo de ida das quartas de final da Copa FGF Sub-19. Agora em casa, nos  Eucaliptos, joga por um empate para avançar as semifinais. Acima de qualquer resultado e de ser um clássico, é interessante ver que apesar das imensas dificuldades, a dupla Rio-Nal consegue manter uma categoria de base. É claro que precisa-se muito mais, mas pelo menos se tem um início.

Que vença o melhor e Santa Maria volte a reacender no cenário do futebol gaúcho, mesmo que seja na base.

SEPERAR NEGROS E BRANCOS?

Causou repúdio a declaração de um diretor que administra o Estádio  Olímpico de Kiev, na Ucrânia, de que seria criado um setor apenas para a presença de negros, nos jogos do Dinamo de Kiev, por questões de segurança e para evitar atos racistas. Quem dizer que para acabar com o racismo nos estádio é preciso separar as pessoas. Então, é muito mais fácil terminar com o futebol.

O esporte é a união de gêneros, raças, religiões e não separação. Infelizmente, mesmo estando no século XXI ainda há quem não entenda isso.

ARENA DOS DESFALQUES

O Grêmio recebe o Flamengo, pelo Brasileirão recheado de desfalques. No time gaúcho, o meio-campo, onde tudo se ganha e também se perde, está desconfigurado. Maicon, machucado com lesão no tornozelo. Walace, como sempre, suspenso por excesso de cartões amarelos. Edinho, se recuperando de lesão na face.  Ainda tem Luan, com dores no pé e muscular. Chance para observar Moises, no meio-campo e ver como Roger, diante de tantos problemas conseguirá dar um padrão tático ao time.

Já o festeiro, quero dizer, Flamengo, vem sem cinco jogadores, entre eles, o lateral direito Pará, ídolo para alguns gremistas e Emerson Sheik. Mas tem Guerreiro, que mesmo em má fase, pode se recuperar.

Restam seis rodadas e pontuar para se garantir na Libertadores antes mesmo de um Gre-Nal é importante.

CUIDADO COM O CERRADO

O Inter tem historicamente dificuldades de jogar contra o Goiás, no Serra Dourada. Porém, diante do fracasso dos goianos que estão na zona de rebaixamento, o Colorado entra como nunca antes tão favorito. Argel tem muitas opções, teve tempo para treinar e melhor o time dentro de campo.

A luz para entrar no G-4 está brilhando cada vez mais. Mas para chegar de vez nela, é preciso vencer fora de casa, afastar fantasma. Quem sabe, não seja desta vez para os Colorados.

VAI, CORINTHIANS!

Fim de semana tem mais Corinthians no Estadual de Basquete. Desta vez, o time santa-mariense vai até Uruguaiana, enfrentar a LUBA, tentando se recuperar e devolver a derrota na estreia da competição. Todos na torcida pelo time verde e branco.

MUNDIAL DE VÔLEI

O Cruzeiro é o representante brasileiro no mundial de clubes. O torneio está acontecendo em Minas Gerais. O time da casa venceu duas partidas e perdeu uma, justamente para os favoritos do Zenit, da Rússia. Os jogos passam pela ESPN e vale torcer para os brasileiros, além é claro de conferir vôlei em alto nível.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo