EducaçãoTrabalhoUFSM

EDUCAÇÃO. Políticas públicas e expansão no ensino são assuntos para debate segunda e terça, na UFSM

A discussão, que terá a presença de convidados externos à UFSM e também ex-dirigentes da instituição, acontece nesta segunda e também na terça-feira, no campus da Universidade. A promoção é da Seção Sindical dos Docentes e os detalhes chegam através do material produzido ao longo da semana passada e distribuído pela assessoria de imprensa da entidade. O texto é de Fritz R. Nunes, com ilustração da J. Adams Propaganda. A seguir:

Sedufsm debate políticas de expansão na próxima semana

sedufsm dias 19 e 20 de outubro, a Sedufsm promove o Seminário sobre políticas públicas e expansão no ensino superior. O evento acontece no Audimax, auditório do Centro de Educação da UFSM, com entrada gratuita. Dentre os objetivos do evento, está o de debater as diversas faces que o projeto neoliberal assume com o intuito de influenciar as políticas educacionais. A expansão do ensino superior, através do programa federal (Reuni), e os impactos na formação docente, também estará em discussão.

A abertura ocorre na segunda, 19 de outubro, às 17h, com a conferência “O papel da universidade latino-americana na ordem do capital”, com o professor de História da USP, Osvaldo Coggiola. Ainda na segunda-feira, na sequência à fala de Coggiola, às 18h30, ocorre a mesa 1: “A universidade no mundo do trabalho: para quem formamos?”, com os professores da UFSM, Albertinho Gallina e Ascísio dos Reis Pereira, acrescido ainda do professor Luciano Miranda, do campus da UFSM em Frederico Westphalen. Nesta primeira mesa, dentre os objetivos, está o de trazer elementos que possibilitem compreender e discutir a reformulação da educação superior no Brasil, que se inicia nos anos 1990, agravando-se até os dias atuais, com a submissão do ensino superior ao mundo do trabalho.

O seminário prossegue na terça, dia 20, a partir das 9h, com a mesa 2: “O REUNI na UFSM: qualidade e quantidade na expansão da universidade”. Os expositores serão a professora Maristela da Silva Souza, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), e o professor Dalvan Reinert, vice-reitor da UFSM entre 2009 e 2013. O objetivo desta temática é discutir o processo de implantação do programa de expansão (REUNI) na UFSM, debatendo também os impactos deste processo de expansão na formação docente na UFSM e nas condições de trabalho desses professores.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo