PrefeituraSanta MariaTurismo

EVENTO. “Natal do Coração 2015” já tem 70% dos enfeites prontos e a montagem começa nesta semana

Na “Fábrica do Natal”, trabalho de 30 pessoas, de segunda a sábado, além dos voluntários
Na “Fábrica do Natal”, trabalho de 30 pessoas, de segunda a sábado, além dos voluntários

Por VERA JACQUES (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Já começou a contagem regressiva para o Natal do Coração 2015. A partir do dia 21 de novembro, o Centro da cidade e os principais pontos turísticos recebem adereços e luzes alusivos à festa natalina. Serão milhares de corações, flores, bolas, sinos, anjos, laços e portais. E neste ano, como o slogan é “Um presente de Santa Maria para você”, a novidade são os mais de 50 pacotes de presente, distribuídos nos principais pontos de atrações. Segundo os coordenadores, a montagem já inicia nesta terça-feira (27), pela Avenida Rio Branco e Basílica Nossa Senhora da Medianeira, que ficará enfeitada para a Romaria, que acontece no dia 8 de novembro.

O grande diferencial do Natal do Coração de Santa Maria fica por conta da sustentabilidade. A maior parte dos enfeites é confeccionada com garrafas pet recicladas, doadas por empresas, escolas, associações e pessoas da comunidade. A coordenadora do evento, Carmem Pacheco, conta que este ano já foram utilizadas mais de 100 mil garrafas, que somadas as que serviram de matéria prima nos anos anteriores, e que são reaproveitadas, contabiliza cerca de 1,5 milhão de garrafas pet. Segundo a coordenadora, nesta edição está mais difícil conseguir as garrafas, porque as pessoas estão reaproveitando bem mais o material, utilizando para enfeites e hortas. “A própria população está mostrando o objetivo do nosso projeto, e isto é muito bom”, comemora Carmem.

Toda a ornamentação está sendo confeccionada na Fábrica do Natal, localizada no Bairro Passo D`Areia. No local, trabalham cerca de 30 pessoas, de segunda a sábado, mais os voluntários. Carmem explica que todos foram qualificados para trabalhar com decoração. A coordenadora destaca o caráter profissionalizante do evento. De acordo com a coordenadora, muitas pessoas que trabalharam na fábrica, em outros anos, estão produzindo enfeites em outras cidades, em shoppings ou escolas.

Dentro da fábrica, como uma linha de montagem, os grupos de trabalhadores se dividem nas tarefas. Enquanto uns preparam as garrafas que são doadas, outros cortam, pintam, aplicam gliter, montam, instalam as luzes. Carmem adianta que 70% da decoração está pronta. Além dos enfeites feitos a partir das garrafas, a população também irá se encantar com a Árvore de Natal, de 15 metros, confeccionada com 15 mil garrafas, o presépio, o papai Noel e muito mais atrações.

Acender das Luzes do Natal

No dia 21 de novembro, será realizado o Acender das Luzes do Natal do Coração 2015. A abertura da 5ª edição da festa natalina acontecerá na Praça Saldanha Marinho, a partir das 20h30, com shows artísticos. O Natal do Coração 2015 é promovido pela Prefeitura de Santa Maria, com realização da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e parceria com a CVI Refrigerantes.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo