Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta quarta, o papel destinado aos coadjuvantes no jogo de 2016. E não é pouco, não

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quarta-feira, 21 de outubro, no jornal A Razão:

Um lugar nesse plenário será vitória. Não só para o PC do B  (foto Deivid Dutra/A Razão)
Um lugar nesse plenário será vitória. Não só para o PC do B (foto Deivid Dutra/A Razão)

Os coadjuvantes e o que eles procuram

A estratégia do PC do B, que a coluna revelou ontem, a partir das definições do encontro dominical do partido, não é nada diferente da estabelecida, ainda que não tornada pública, por ao menos uma dezena de outras agremiações santa-marienses.

Os comunistas do B decidiram que o objetivo estratégico é garantir bancada na Câmara. E só terão candidato a prefeito se isso for melhor para a meta almejada. Assim é que se torna bastante improvável um concorrente majoritário. Exceto se for vice de outro e com a garantia de aliança para a disputa parlamentar.

Alguns dirão: é muito pequeno. Pelo contrário, é ter noção do próprio tamanho, no momento. E o que pode significar, no futuro, ter um vereador. Tende a ser exatamente o mesmo que pensam outros partidos até maiores, como PSD, PTB, PR, PSOL, Rede e DEM.

Serão todos coadjuvantes, por certo. Mas muito longe de fora do jogo. Antes, a forma de participar dele, competitivamente.

OS ALVARÁS E A…

Se há algo difícil de fazer em Santa Maria é empreender. E mais: essa é uma percepção geral, unindo poderes públicos e privados. A discussão sobre a complicação que é obter,  algum dos muitos alvarás solicitados (varia de setor para setor) tornou-se prova eloquente dessa circunstância que prejudica muito a cidade e a sua gente.

…HORA DE AVANÇAR

Agora, que tal avançar? Se todos sabem dos gargalos, quem sabe tratemos objetivamente, agora, de propor alguma coisa que, atendendo a legislação (que não é exatamente ruim), no mínimo reduza a burocracia que torna muitos irregulares, embora funcionando; e não poucos inexistentes, porque sem condições de se adequar?

TV CÂMARA EM 2017

Do ponto de vista legal, não há mais empecilho. Está até no Diário Oficial. A questão, agora, para viabilizar a transmissão da TV Câmara em canal aberto e no ambiente digital vai precisar mesmo é de troco. Previsto, aliás, no Plano Plurianual. De todo modo, só mesmo na próxima Legislatura, cujos titulares terão maior visibilidade pública.

É SÓ UMA PERGUNTA

Alguém tem notícia de a quantas anda a Comissão da Verdade Paulo Lauda, instalada na UFSM e, ao que se sabe, ao menos uma reunião já fez? Inclusive, o que teria sido aprovado é o regulamento a partir do qual funcionará (?) o colegiado que apurará a atuação da ditadura na instituição. Bem, é o que se sabe.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo