Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta segunda, um debate que se aproxima: as mudanças no Plano Diretor Ambiental

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta segund-feira, 2 de outubro, no jornal A Razão, assinada pelo colega José Mauro Batista:

Vem aí um debate muito importante

Na próxima quarta-feira, às 19h, a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizará uma das audiências públicas mais importantes dos últimos 10 anos. Trata-se da primeira de uma série de debates sobre mudanças no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PPDUA), aquele instrumento que trata, por exemplo, das regras para a construção civil. É o Plano Diretor que define questões importantes como a liberação da obra do novo Hospital da Unifra. Mas esse é um assunto que já está sendo tratado por lei específica. Além do Plano Diretor, o Legislativo debaterá mudanças importantes em outras duas leis de igual impacto para a população de Santa Maria e para quem quer aqui investir. Paralelamente ao PPDUA, os vereadores vão revistar o Código de Obras e Edificações e a Lei de Uso e Ocupação do Solo. A esses dois instrumentos legais também estão relacionados futuros empreendimentos e questões ligadas a invasões, um problema de cunho social muito sério em Santa Maria. Já houve época em que as audiências públicas eram marcadas para horários incompatíveis com a disponibilidade dos santa-marienses. 19h é um horário bem mais viável. Resta saber se a comunidade particpará desses debates sobre o futuro da cidade.

SÓ AGORA?

Projeto de lei de autoria de vereador, em Caçapava do Sul, reduz drasticamente as diárias de vereadores e funcionários públicos. Algo bem semelhante a projeto apresentado na Câmara de Santa Maria. A pergunta é: por que só agora vereadores apresentam projeto reduzindo despesas? Não seria uma ação para o primeiro ano de legislatura? Cheira a demagogia!

NOVOS TÁXIS

Se há uma coisa que ficará marcada na segunda administração de Cezar Schirmer (PMDB) e até mesmo nos seus oito anos de mandato não há dúvidas: a nova Lei dos Táxis foi um importante avanço para Santa Maria. Além de solucionar a falta de veículos, principalmente em dias de chuva e de movimento, autorização para novos permissionárias mexe em questões estruturais.

E AS CALÇADAS?

Projeto de revitalização das calçadas ficou pronto ainda na primeira administração de Cezar Schirmer, no tempo em que Júlio Rasquin era o presidente do extinto Escritório da Cidade. A questão é que tanto tempo se passou e ainda não há calçadas decentes em Santa Maria. E, por falar nisso, e aquela taxa que a Prefeitura pretendia criar para manter os passeios públicos?

NA REDE

A recém criada Rede da Sustentabilidade, novo partido brasileiro, já tem pelo menos um nome de expressão em Santa Maria. É o vereador Jorge Trindade (PT), o Jorjão. Agora, junta-se a Jorjão o estudante de Direito Tiago Aires, que deixou o PSOL na sexta-feira. Aires era o pré-candidato a prefeito pelo PSOL. E agora? Certamente, o PSOL apresentará outro nome. Já a pré-candidatura de Aires…

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Investimento em qualquer lugar do mundo precisa de regras claras. Empresário de fora vai querer saber quanto tempo leva para tirar todos os alvarás e licenças, quanto dinheiro ele precisa colocar e qual a rentabilidade/prazo de retorno. Se ele pergunta quanto tempo para a papelada da prefeitura ou quantas compensações tem que fazer e recebe um "depende" como resposta, não vai adiante nenhum projeto. A menos que exista muito incentivo fiscal para compensar.
    O caso da taxa das calçadas é só para arrecadar mais e justificar a omissão. Pior ainda, é um problema "artificial". Quantos quilômetros de calçada existem em Santa Maria e quantos não seguem o padrão? Duvido que alguém saiba a resposta correta, simplesmente porque seria necessário efetuar a fiscalização para saber a resposta, resultando nas notificações que a lei obriga (e que não são feitas). Logo, não sabem o tamanho do problema e fica tudo na base do "achismo".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo