EstradasRegiãoSanta Maria

REGIÃO. Secretário veio ver situação “desesperadora”. Schirmer e outros 10 prefeitos da região o receberam

Westphalen se reuniu com prefeitos da região, no Palacete da SUCV, onde também houve…
Westphalen se reuniu com prefeitos da região, no Palacete da SUCV, onde também houve…

Por ANDRÉ CAMPOS (texto) e JOÃO ALVES (fotos), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O prefeito Cezar Schirmer, o secretário de Infraestrutura, Tubias Calil, e o secretário de Ação Comunitária e coordenador de Defesa Civil Municipal, Adelar Vargas, receberam o secretário de Estado dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, na manhã desta terça-feira (13), para que, junto aos prefeitos da região, apresentassem os relatórios dos prejuízos decorrentes das chuvas que, na região, registraram um volume histórico de até 285 milímetros.

Praticamente todas as vozes se mostraram uníssonas quanto a situação de perdas e danos e as dificuldades econômico-financeira, administrativa e burocrática que os gestores políticos enfrentam para dar agilidade nas ações emergenciais. “O nosso maior entrave é vencer a burocracia, as exigências de procedimentos legais que impedem de oferecermos respostas com agilidade”, destacou o secretário Westphalen, enquanto ouvia o revezamento dos chefes de Executivo e secretários de município que pontuavam seus problemas.

Westphalen corroborou as manifestações que ouviu dos prefeitos dando a sua observação e disse que durante a viagem da capital até Santa Maria, de helicóptero, “a situação que se enxerga é desesperadora”. Todos os prefeitos reiteraram ao secretário de Estado as ações emergenciais que estão adotando para enfrentar os problemas comuns, nas regiões urbanas e nas estradas vicinais. “As prefeituras têm sido muito parceiras, estando perto dos problemas são premidas pela urgência de resolução, até mesmo pela dificuldade que a burocracia coloca”, destacou. Westphalen disse que está trabalhando em um plano detalhado de respostas por meio do levantamento de danos e aguarda o anúncio (que foi feito no final da tarde – * nota do editor) de um decreto coletivo de emergência do Estado. “O decreto poderá permitir maior agilidade no atendimento aos municípios atingidos”, sinalizou.

…reunião de representantes da Defesa Civil do RS com a de Santa Maria. Não faltou assunto
…reunião de representantes da Defesa Civil do RS com a de Santa Maria. Não faltou assunto

O secretário esteve acompanhado do presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nelson Lidio Nunes, do diretor de Obras do Departamento Autônomo de Estradas e Rodovias do Estado (DAER), Paulo Ricardo Rosa, e do superintendente de Obras do departamento na região, Julio Oscar Huber, que acolheram os relatórios recebidos pelo secretário e apresentaram as primeiras medidas que estão sendo colocadas em prática para recuperar as vias de acesso.

O prefeito Cezar Schirmer avaliou que a situação é ruim e as perspectivas não são animadoras com a previsão da continuidade de chuvas em volumes significativos. “Serão mais problemas, mais danos”, disse. O chefe do Executivo ainda comentou sobre a necessidade de também envolver, na mobilização com os prefeitos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), enquanto órgão responsável pelas estradas federais. Schirmer também sugeriu que o Estado poderia priorizar o pagamento de valores pendentes aos municípios gaúchos para as prefeituras da região e, também, a abertura de uma linha de crédito emergencial com contrapartida de antecipação do ICMS em condições adequadas. Ao fim, o chefe do Executivo de Santa Maria agradeceu ao secretário de Estado, pela atenção dispensada e o empenho em respostas imediatas aos santa-marienses e à região em um momento de graves dificuldades, ainda no sábado, com o Governador José Ivo Sartori e, principalmente, nesta terça-feira (13).

Prejuízos na cidade

O secretário de Infraestrutura, Tubias Calil, apresentou relatório detalhado dos prejuízos na cidade e no interior e o quadro de emergências que demandam investimentos imediatos como também para o médio e curto prazo. Por sua vez, o tenente Cesar Bieger apresentou considerações sobre o preenchimento de requisitos para que os decretos de emergência sejam homologados.

Prefeitos e gestores mobilizados

Participaram do encontro os prefeitos: Volnei C. Savegnago (Faxinal do Soturno), Selmar Durigon (Pinhal Grande), Mauro Schenke (Restinga Seca), Adroaldo Santi (Nova Palma), Rony Carnielletto (Itaara), Fernando Pahim (São Vicente do Sul), Vera Beatriz Rossato (Ivorá), Gildo Bortolotto (Formigueiro), João Mário Cristófari (Jaguari), Valserina B. Gassen (São João do Pôlesine), e, ainda, Cláudia Lara, secretária de Educação e Gilson de Almeida (São Martinho da Serra), secretário de Agricultura, Indústria e Comércio Sélvio João Dotto (São João do Polêsine), Secretário de Finanças, Jorge Souza (Ivorá), o engenheiro fiscal (Santa Maria) Elmo Roque Bortolotto.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo