ZELOTES. Operação prende seis e faz buscas e apreensões, inclusive em escritório de um filho de Lula
Até agora discreta, especialmente no caso da investigação de que é alvo o Grupo RBS (como você leu aqui, sobre o INQUÉRITO 4150, que corre no Supremo Tribunal Federal), de repente a mídia tradicional “descobriu” a Operação Zelotes, que pode ter causado prejuízo de pelo menos R$ 6 bilhões ao País, quase o dobro da Lava Jato.
Sim, é uma ironia. Mas não será porque desta vez um dos alvos de mandado de busca e apreensão tenha sido Luiz Cláudio Lula da Silva, filho do ex-Presidente Lula? Não deve ser por isso, pensa o sempre ingênuo editor. Ah, Luiz Cláudio considera, como NOTICIA o Correio do Povo, “despropositadas” as ações contra ele.
Mas, enfim, no que consiste a atividade de hoje, que ainda está em desenvolvimento? Confira no material produzido pela Agência Brasil. A reportagem é de Paula Laboissière, com foto de Reprodução. A seguir:
“PF deflagra nova fase da Operação Zelotes em três estados e no Distrito Federal
A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (26) uma nova fase da Operação Zelotes, responsável por investigar organizações criminosas que atuavam na manipulação do trâmite de processos e no resultado de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). A estimativa é que tenham sido desviados mais de R$ 19 bilhões. O lobista Alexandre Paes dos Santos foi preso na manhã de hoje.
De acordo com comunicado da corporação, cerca de 100 policiais cumprem 33 mandados judiciais, sendo seis de prisão preventiva, 18 de busca e apreensão e nove de condução coercitiva nos estados de São Paulo, Piauí e Maranhão e no Distrito Federal.
A Operação Zelotes começou no dia 26 de março deste ano e esta nova etapa aponta que um consórcio de empresas, além de promover a manipulação de processos e julgamentos dentro do Carf, também negociava incentivos fiscais a favor de empresas do setor automobilístico.
“As provas indicam provável ocorrência de tráfico de influência, extorsão e até mesmo corrupção de agentes públicos para que uma legislação benéfica a essas empresas fosse elaborada e posteriormente aprovada”, informou o comunicado.
Os crimes investigados pela PF incluem tráfico de influência, corrupção passiva, corrupção ativa, associação criminosa, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Na semana passada, a Corregedoria-Geral do Ministério da Fazenda abriu o primeiro processo administrativo disciplinar para apurar responsabilidade funcional de um envolvido na Operação Zelotes. A pasta não informou o nome do conselheiro investigado.”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
E os invejosos querem obter o que os outros têm a qualquer custo e de qualquer maneira.
Inveja e mentir é o mesmo crime, do Evangélico….Eduardo Cunha.obrando.
Ha de ser cuidado, com a concorrência.
Inveja é pecado, Obrando.
Lulinha era auxiliar de educação física no "Curintia" em 2010. Pediu demissão, abriu uma empresa de marketing esportivo em 2011 e descobriu que era um às nos negócios. Deveria começar a dar palestras como o pai, contar o segredo do sucesso.