CulturaEconomiaEducaçãoHistóriaTrabalho

CULTURA. Livro traz olhar sobre o Trabalho e suas transformações, no Brasil do final do século passado

A obra é pra lá de interessante. Interessa a acadêmicos, claro, mas também àqueles que gostam de debater, avaliar e refletir sobre as questões do Trabalho. Para saber mais do livro e do lançamento, acompanhe material distribuído pela assessoria de imprensa da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria. A seguir:

cesmaO Trabalho e suas Transformações: um olhar sobre o Brasil no final do século XX”

Ao longo do século XX, o mundo do trabalho passou por profundas transformações. Nas primeiras décadas daquele século assistimos a emergência do modelo taylorista/fordista de produção. A partir da crise de 1929 e das redefinições vivenciadas após a Segunda Grande Guerra, este modelo tornou-se hegemônico, passando a determinar a organização e o cotidiano do trabalho. A partir da década de 1970, porém, novos modelos de produção flexíveis passaram a ganhar importância levando a emergência de novos paradigmas organizacionais que alteraram de maneira profunda a vidas dos trabalhadores, sobretudo, por afetarem diretamente os direitos sociais anteriormente conquistados.

A partir desta caracterização, Márcia N. Cerdote Pedroso procura definir como este processo afetou o mundo do trabalho no Brasil. Partindo da especificidade do mercado de trabalho brasileiro, a autora problematiza os efeitos destas mudanças em uma realidade onde, diferentemente dos países de capitalismo central, a emergência do modelo taylorista/fordista não representou a inclusão significativa dos trabalhadores no consumo massificado e que passou longe da consolidação de um Estado de Bem-Estar Social.

Desta forma, o livro “O trabalho e suas transformações: um olhar sobre o Brasil no final do século XX” propõe uma reflexão sobre as profundas implicações da emergência dos modelos de produção flexíveis sobre o trabalho no Brasil, principalmente, nas décadas de 1980 e 1990 e no início do século XXI, estabelecendo uma complexa síntese que identifica os enormes prejuízos que os trabalhadores vivenciam com a reestruturação produtiva, sobretudo, no que tange aos direitos sociais.

O livro foi publicado pelo Projeto Editorial Práxis/Editora Canal 6 e conta com prefácio do professor doutor Giovanni Alves (Unesp/Marília-SP), apresentação do professor doutor Diorge Alceno Konrad (UFSM) e orelha do Professor Doutor Paulo Wünsch (IFRS/Farroupilha e FISUL).

Márcia Naiar Cerdote Pedroso é Economista, Especialista em Pensamento Político Brasileiro (UFSM), Mestre em Desenvolvimento (UNIJUI) e Técnica Administrativa em Educação na UFSM.

Lançamento “O trabalho e suas transformações: um olhar sobre o Brasil no final do século XX”

Dia: 21 de novembro

Horário: 10 horas

Local: CESMA Café (1º andar), CESMA (Prof. Braga, 55)

Entrada Franca

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo