EstadoEstradasRegião

ESTRADAS. Uma reivindicação histórica: quando será asfaltada a ligação entre Santa Maria e São Martinho?

Secretário Pedro Westphalen conversou com Luiz Maffini, presidente da ATU. Tá, e então?
Secretário Westphalen conversou com Maffini, presidente da ATU. Tá, e então?

É uma novela que dura mais de duas décadas e incomoda todos os que precisam trafegar entre Santa Maria e São Martinho da Serra. São qualquer coisa como 20 quilômetros. Que não tem jeito de ser asfaltados, embora utilizados por milhares de pessoas e também é caminho para cargas importantes.

Pois bem, na sexta-feira, pela trocentésima vez, o assunto foi objeto de conversa entre representantes da comunidade e o Governo do Estado, representado pelo secretário de Transportes.

Sobre isso e um pouco mais, vale conferir material publicado na edição deste final de semana do jornal A Razão. O texto e a foto são de Fabrício Minussi. Acompanhe:

Pergunta ao Secretário: E a estrada de São Martinho?

A RS-516, estrada que liga Santa Maria a São Martinho da Serra, foi o assunto tratado na manhã de sexta-feira entre o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Pedro Westphalen, e o presidente da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) de Santa Maria, Luiz Fernando Maffini.

A cobrança por melhorias da via, que está intransitável, ocorreu em ambiente oportuno, durante a abertura do Seminário de Gestão Urbana Sustentável, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que tratou, entre outros assuntos, da mobilidade na região, Estado e País. Promessas para o asfaltamento da via nos últimos três anos não faltaram, mas a estrada ainda não recebeu uma pá de asfalto. O importante é que Westphalen disse que irá acionar Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Daer) para que atualize as informações referentes aos processos que tratam da estrada, que tem 26 quilômetros de extensão. Enquanto isso, a comunidade pede ao secretário para que sejam realizados serviços de patrolamento e empedramento no local.

A Razão apurou – e chegou ao conhecimento do secretário – que existe uma empreiteira realizando extração em uma pedreira na localidade de Água Negra, sendo que os caminhões trafegam diariamente pela estrada com excesso de peso, abrindo crateras na via. Westphalen também prometeu para a próxima semana uma reunião com lideranças locais para tratar, especificamente, sobre o asfaltamento da RS 516.”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Novela que já rendeu muitas promessas não cumpridas e votos para políticos.
    A rota direta por SM tem muita história, principalmente o perau velho. O outro caminho via BR-158 (UFSM tem uma instalação por lá) também não é lá estas coisas. Transito intenso de caminhões que, dá para chutar, também devem ter excesso de peso.

  2. Tem que perguntar para o Valdeci e para o Tarso que prometeram e se comprometeram pronta em "2 mil e ontonte" !!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo