BASTIDORES. Projeto das escolas essenciais, Bloco Propositivo, líder petista e José Ivo Sartori vacinado
Grupo de parlamentares defende a realização de uma audiência pública virtual
Por Maiquel Rosauro

O vereador Ricardo Blattes (PT) protocolou, nesta segunda-feira (22), REQUERIMENTO solicitando a retirada do regime de urgência do Projeto de Lei 9190/2021 (9120/2021), que estabelece como essenciais as atividades escolares quando forem decretados estados de emergência e de calamidade pública. O petista e outros parlamentares de diferentes siglas reivindicam a realização de uma audiência pública virtual para debater a proposta.
O projeto, apelidado pelos educadores como PL da Morte, veda o fechamento total de escolas de educação básica (ensinos infantil, fundamental e médio), possibilitando que cada instituição estabeleça seu formato de ensino: remoto, presencial ou híbrido.
Pablo Pacheco (PP), Roberta Pereira Leitão (PP), João Ricardo Vargas (PP), Anita Costa Beber (PP), Juliano Soares – Juba (PSDB) e Tubias Calil (MDB) são os proponentes do projeto. Ainda não há previsão de quando a iniciativa será debatida em Plenário.
Bloco Propositivo
Após um breve desentendimento no início da semana passada (AQUI), a bancada petista do Legislativo fechou questão quanto à criação do Bloco Parlamentar Propositivo. Blattes encaminhou requerimento à Presidência informando a criação do grupo, que contempla vereadores do PT e do PCdoB (AQUI).
“A criação deste Bloco Parlamentar tem como objetivo construir uma agenda propositiva para Santa Maria, tanto em propostas como em foco do debate, e se justifica na medida em que tanto o bloco de sustentação ao governo quanto o autodenominado bloco de oposição não contemplam visão programática”, diz trecho do requerimento.
O próprio Blattes é o presidente, enquanto Werner Rempel (PCdoB) é o vice.
PT
A vereadora Marina Callegaro é a nova líder da bancada petista no Legislativo, com Blattes de vice. A parlamentar seguirá na função até que o vereador Valdir Oliveira retome às atividades no Parlamento.
Valdir segue hospitalizado em virtude do covid-19. Quando ele voltar, tem assegurado a liderança da bancada petista. Por enquanto, Helen Cabral segue exercendo a suplência.
Vacinado
O ex-governador do Estado José Ivo Sartori (MDB) recebeu, nesta segunda-feira (22), a primeira dose da vacina contra covid-19. Ficou feliz o gringo?
Noticias do centro do pais dão conta que PT (e seus badalhocas) acordaram uma trégua/pacto com os tucanos. Também dão conta de que Dória Calça Apertada começou a articular candidatura ao governo de SP.