Retrospectiva 2015 - Perspectiva 2016

ALÔ, 2016! Economia Solidária fez de Santa Maria a sua capital. E já há desafios interessantes chegando aí

 

Irmã Lourdes Dill, líder da economia solidária, também é vice da Cáritas Brasileira
Irmã Lourdes Dill, líder da economia solidária, também é vice-presidente da Cáritas Brasileira

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e fotos)

As eleições municipais de 2016 já estão na pauta dos movimentos de Economia Solidária. Segundo a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, a partir do mês de agosto serão realizados encontros com cada candidato à Prefeitura de Santa Maria.

“Faremos um desafio para os candidatos à Prefeitura a fim de colocarem no plano de governo o eixo da Economia Solidária e da Agricultura Familiar. Também queremos que assinem um documento comprometendo-se com a Economia Solidária”, argumenta irmã Lourdes.

Segundo a religiosa, dois projetos são inegociáveis: o Feirão Colonial e a Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop). Ambos ocorrem no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter (nos fundos do Parque da Medianeira), local que possui mais de 4 mil m² de área construída. O Feirão ocorre todos os sábados e a Feicoop é anual, sempre no mês de julho.

Analisando em nível nacional, irmã Lourdes Dill está otimista. Em 15 de dezembro, o Diário Oficial da União publicou a sanção ao Projeto de Lei de Conversão (PLV 21/2015), oriundo da Medida Provisória (MP) 684/2015 que estabelece as novas regras para parcerias voluntárias entre a administração pública e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Trata-se do Marco Regulatório das OSCs, que entrará em vigor em 23 de janeiro 2016. Aos municípios a aplicação das novas regras valerá somente a partir de 1º de janeiro de 2017.

“O Marco Regulatório elimina as disputas dos movimentos sociais e avança como política pública”, explica.

Em novembro, a religiosa assumiu uma nova responsabilidade. Irmã Lourdes foi eleita vice-presidente da Cáritas Brasileira (entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário). Com o novo cargo, ela irá realizar assessorias e participará de encontros, reuniões e fóruns por todo o Brasil durante 2016.

“Esta nova função que assumi irá trazer benefícios para Santa Maria e para o Projeto Esperança, pois terei acesso a iniciativas que estão ocorrendo em todo o Brasil e pretendo atrair muitas coisas boas”, projeta irmã Lourdes Dill.

De acordo com irmã Lourdes Dill, Feicoop e Feirão Colonial são inegociáveis. Eventos seguirão ocorrendo independente de quem assuma o cargo de prefeito de Santa Maria
De acordo com irmã Lourdes Dill, Feicoop e Feirão Colonial são inegociáveis. Eventos seguirão ocorrendo independente de quem assuma o cargo de prefeito de Santa Maria

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo