Eleições 2018PartidosPolítica

ELEIÇÕES 2018. E a ‘Direita’, quem diria, está bem mais dividida que a ‘Esquerda’. Na vanguarda, o PSDB

Sem contar PPS, DEM e adjacências, o setor mais conservador do País, ou, nos termos de sempre, a “Direita”, representada pelo partido da “social-democracia”, o PSDB, tem nada menos que quatro interessados em concorrer à Presidência da República em 2018. Um deles, inclusive, já está de saída, em busca de uma sigla pra chamar de sua. Caso de Álvaro Dias, a caminho do PV.

Mas há mais: consta que Geraldo Alckmin já estuda a possibilidade de aderir ao PSB, do qual tem convite. Parêntese: se isso acontecer, será muito interessante conferir o comportamento dos neo-socialistas de Santa Maria, oriundos do PT. E também José Serra pode estar de partida. Nesse caso, o partido seria integralmente dominado, mesmo que menor, pelo atual presidente, Aécio Neves.

Ok, ok, ok. A análise é furada? Não, definitivamente, não. Mas você pode discordar. Ainda assim, vale conferir a análise (com muitas informações) disponível no jornal eletrônico 247. A imagem é de Reprodução. Acompanhe:

Caciques tucanos podem se dividir em várias siglas. E também tem Caiado vindo pela direita
Caciques tucanos podem se dividir em várias siglas. E também tem Caiado vindo pela direita

Racha tucano fragmenta a direita em 2018

…A unidade sempre foi um objetivo difícil de ser alcançado dentro do PSDB. E mesmo agora, diante das fragilidades do atual governo e da perda de apoio do PT na sociedade, os tucanos não mudam este quadro. Pelo que sinalizam suas principais lideranças, essa fragmentação tende a ganhar contornos mais sérios com o lançamento de várias candidaturas em 2018, por diversos partidos em busca do lugar ocupado hoje por Dilma Rousseff. Os senadores Aécio Neves, José Serra e Álvaro Dias e o governador Geraldo Alckmin poderão ser candidatos a presidente na próxima eleição. No quadro que se desenha, Aécio é o único que se manteria no PSDB. Alckmin começa a acenar para o PSB e José Serra deseja abrigo no PMDB, enquanto Álvaro Dias é o mais adiantado neste assunto: ele já anunciou que se filiará ao PV para disputar a presidência. Em se confirmando este cenário, como ficará a direita no Brasil e quem terá mais chances de se tornar o principal adversário de Lula? O ex-presidente caminha para disputar novamente o comando do país, fortalecido numa ampla frente de esquerda.

Desde 2002 que os tucanos não marcham unidos nas eleições presidenciais: Serra, Alckmin e Aécio se alternaram nas disputas contra o PT, sempre levando a pior. E um dos motivos apontados em todos os pleitos foi a falta de empenho da parte de um pelo outro. Mas para 2018, esta divisão pode chegar ao extremo, com os tucanos deixando seus ninhos para se enfrentarem de frente, sem subterfúgios. Os demais partidos acompanham a movimentação de forma atenta. Tanto PSB quanto PMDB desejam lançar candidatura própria a presidente, mas não possuem nomes nacionais ou candidatos naturais entre seus filiados para concretizar tal intento. No caso do PSB, o diretório paulista comanda hoje a legenda e é muito próximo de Alckmin, tanto que o vice-governador do Estado, Márcio França, da sigla socialista, é o maior entusiasta desta possibilidade. Já o PMDB, extremamente tocado pela operação Lava Jato, pode ter em Serra um nome nacional para se lançar à disputa. 

O PSB aposta no acirramento da disputa interna no PSDB entre Alckmin e Aécio e já se prepara para receber o governador paulista. O assunto já foi tema inclusive de reuniões da Executiva da legenda. A ideia é trabalhar com o surgimento de “um novo Alckmin”, que foi contra o acordo da bancada tucana na Câmara com Eduardo Cunha e um dos últimos do PSDB a embarcar na tese do impeachment de Dilma (leia AQUI). Em publicação desta sexta-feira (25), o jornalista Kennedy Alencar diz que “a situação de Alckmin no PSDB é delicada”. “Hoje, quem controla a máquina tucana é Aécio, que preside o partido e facilmente venceria uma disputa interna pela indicação para disputar a Presidência da República pelo PSDB. Se permanecer no partido, Alckmin dependerá de um lance de sorte para concorrer ao Palácio do Planalto”, afirma. A disputa interna do PSDB de SP pela indicação do candidato a prefeito pode ser o argumento para que Alckmin deixa a legenda, informa o jornalista. 

“Esse isolamento no PSDB nacional explica por que Alckmin escolheu apoiar o empresário João Dória para disputar a Prefeitura de São Paulo. Dória é quem faz a ponte de Alckmin com empresários, inclusive para arrecadar recursos eleitorais. Aécio, o senador José Serra e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso preferem que o vereador Andrea Matarazzo seja o candidato a prefeito. Se o PSDB atropelar Alckmin e impuser Matarazzo, o governador ganhará desculpa para sair do partido e ingressar no PSB”, explica (leia AQUI).

Já Serra tem se aproximado bastante do PMDB, tanto que seu nome é sempre lembrado como um dos possíveis integrantes da equipe de Michel Temer, se este se tornasse presidente, caso o impedimento de Dilma se concretizasse. Serra está empenhado no projeto: além de aproximar de Temer, também está mais perto de Renan Calheiros e até do ex-senador José Sarney, rompido com ele há mais de uma década (leia mais AQUI).

Aécio, por sua vez, mesmo tendo perdido as eleições de 2014, é visto como o tucano que teve o melhor desempenho frente ao PT desde 2002. Sua manutenção no comando da sigla também foi vista como a possibilidade de que ele seja repetido como candidato, numa mudança de estratégia tucana. O partido não costuma insistir nas disputas com o mesmo nome, tanto que alternou-se nas eleições presidenciais com Serra (2002), Alckmin (2006), Serra novamente em 2010 e Aécio no ano passado.

Enquanto isso, Álvaro Dias já se decidiu pela saída do PSDB. Ele tenta se descolar da péssima imagem do governador do seu Estado, o tucano Beto Richa, reprovado por mais de 70% dos paranaenses. Álvaro irá para o PV e espera levar com ele outros dez congressistas, para assim ter tempo no rádio e na TV para concorrer à presidência em 2018 (leia mais AQUI).

Por fora do ninho tucano, mas dentro do arco da direita, até o DEM, tradicional aliado do PSDB, deve lançar um nome. O senador Ronaldo Caiado deseja ser candidato e se articula para conseguir apoio. No início deste ano o 247 já noticiou o interesse do demista (AQUI). 

Dado este cenário, as próximas pesquisas de institutos como Datafolha e Ibope terão que testar tais cenários. Como ficam os números de Aécio, que na última pesquisa se manteve na dianteira, contra Lula e Marina Silva, se forem inseridos os nomes de Alckmin, Serra e Álvaro Dias? Uma coisa é certa, a direita caminha para a maior fragmentação já vista em sua história. E mesmo no cenário mais conservador, com todos principais integrantes do PSDB se mantendo onde estão (com exceção de Dias que já se decidiu pela mudança de sigla), o maior desafio do partido será buscar a (inalcançável?) unidade tucana.

Do outro lado do ringue eleitoral, Lula, a despeito das inúmeras tentativas de criminalizá-lo, se mantém forte e com densidade eleitoral suficiente para unir a esquerda e assustar qualquer adversário. Até 2018, o ex-presidente também espera contar com uma melhora da economia e da imagem do governo Dilma, para ter maior tônus na disputa eleitoral que caminha para ser ainda mais acirrada do que foi a do ano passado. Com quantos jogadores a direita irá entrar em campo?”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI .

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. PSDB direita? Com lei de migração, estado absoluto, casamento gay e legalização de drogas? Kkkkkk que merda de matéria.

  2. Primeiro, só algum partido novo é de direita, como partido militar brasileiro PMB; candidatos presidenciáveis que temos , por enqto , só Bolsonaro é de direita.. PSDB é partido socialista tb; Serra , Aecio, Alvaro Dias.. todos são socialistas… Resumindo, se tiver algum presidenciável no PMB só teremos, como partido de direita , esse, e candidato de direita conhecido só Bolsonaro.. o resto são socialistas , ou da extrema esquerda ou socialistas fabianos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo