Eleições 2016Política

IMPEACHMENT. Dois pré-candidatos a prefeito de SM respondem a provocação. Um é contra; outro a favor

Foi só uma provocação. Mas dois antes, e um terceiro depois, não refugaram e se manifestaram a respeito
Foi só uma provocação. Mas dois antes, e um terceiro depois, não refugaram e se manifestaram a respeito

Este editor tem a convicção: os eleitores de Santa Maria precisam saber qual a posição daqueles que pretendem governá-los. Especialmente em relação a temas tão controversos quanto a proposta de abertura de impeachment que paira sobre a Presidente da República. Afinal, muitos dos recursos que aqui chegam são federais.

Foi esse o sentido da provocação feita na coluna do editor no jornal A Razão, e reproduzida AQUI, na manhã passada. Afinal, o que pensam os pré-candidatos a prefeito da comuna acerca do assunto? Da meia dúzia de citados, só dois (até o fechamento deste texto) responderam. Valdeci Oliveira (por sua assessoria de imprensa) e Jorge Pozzobom (ele próprio), por ordem de chegada, se manifestaram.

O que eles pensam? Confira você mesmo, a seguir:

O QUE PENSA VALDECI OLIVEIRA

Em atenção à coluna de hoje em A Razão, reforçamos posição pública contrária do deputado Valdeci ao processo do impeachment aberto contra presidente Dilma. O deputado já manifestou isso em entrevistas e nas redes sociais. Inclusive, ele participará de ato público pela democracia e pela legalidade em Porto Alegre, nesta sexta (11) e participará de outros movimentos nesse sentido nos próximos dias. 

Para Valdeci, a presidente Dilma não cometeu atos administrativos que  justifiquem o impedimento. As ditas pedaladas se constituem em açoes contábeis praticadas por diversos governos há muito tempo no país. É um argumento frágil e que apenas demonstra a ânsia da oposição em tirar Dilma do poder.

Valdeci também avalia que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha,não possui a mínima condição moral e política para conduzir um processo como este, na medida que responde a denúncias de recebimento de propina, as quais foram trazidas à tona pela Operação Lava-Jato.”

O QUE PENSA JORGE POZZOBOM

O pedido de impeachment é um instrumento garantido na Constituição Federal, tanto é que o PT fez contra Collor, Itamar e Fernando Henrique. Portanto, o rótulo de golpe que o PT quer dar ao pedido de impedimento, dever ser ignorado.

Vale lembrar que um dos autores do pedido foi o jurista Hélio Bicudo, fundador do PT. No caso concreto, da Presidente Dilma, este pedido possui amparo jurídico na Constituição Federal de 1988, porque restou comprovado as evidências de práticas reiteradas de crime de responsabilidade quando a Presidente Dilma violou a lei orçamentaria com o uso ilegal de dinheiro de bancos públicos para cobrir gastos do governo nos termos do art. 85 inciso VI da CF/88.

Além disso, a omissão de Dilma diante da corrupção na Petrobras, também expressada no pedido, se enquadra em crime de responsabilidade. Agora caberá ao Congresso Nacional julgar se Dilma pode ou não continuar no cargo. O PSDB, partido comprometido com o Estado democrático e constitucional de direito, vai defender o amplo direito de defesa da presidente e o máximo direito da sociedade de saber a verdade.”

ATUALIZAÇÃO: depois do fechamento desta nota, e após pouste no Feicebuqui, Moacir Alves, do PSD, também deu sua resposta. Que você pode encontrar em “comentário” feito na própria publicação, no sítio (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo