MEMÓRIA. Prefeitura decreta luto pela morte de Renan. Assembleia decide cancelar sessão de hoje
Duas decisões de poderes diferentes, mas que representam também aqueles que se mostram pesarosos pela morte, na madrugada de hoje, do ex-deputado Renan Kurtz. Um, a Prefeitura Municipal, que decretou luto oficial de um dia. Outra a Assembleia Legislativa, que foi presidida duas vezes pelo santa-mariense.
O velório segue no Palacete da SUCV e o sepultamento está previsto para as 5 da tarde. A seguir você confere as duas notas, uma da Prefeitura, outra da Assembleia. A primeira (divulgada no final da manhã) é assinada por Luiz Otávio Prates. A foto é de Gabriel Haesbaert, do jornal A Razão. Acompanhe:
“Luto: prefeito e vice-prefeito lastimam falecimento de ex-deputado Renan Kurtz
O prefeito Cezar Schirmer e o prefeito em exercício, José Haidar Farret, receberam, com muito pesar, na manhã desta quinta-feira (17), a notícia do falecimento do ex-vereador, ex-secretário municipal, ex-secretário estadual, ex-deputado estadual, ex-presidente de Assembleia Legislativa, ex-deputado federal e desembargador federal aposentado da Justiça do Trabalho, Carlos Renan Kurtz.
“Kurtz foi, ao longo de sua vida pública, um homem ético, correto, batalhador, que sempre prezou pelo diálogo e lutou pelo melhor de Santa Maria, do Rio Grande do Sul e do Brasil. Em um momento escassez de políticos honrados, dignos e dedicados, Kurtz deixa o exemplo de conduta de um verdadeiro homem público. Um santa-mariense que honrou nossa cidade”, lastimou Schirmer.
Prefeito em exercício, Farret decretou luto oficial por um dia, em Santa Maria, e também lamentou a perda de Renan Kurtz. “Como deputado e presidente da Assembleia, fez muito por Santa Maria. Foi um político ético, de postura, que deixou seu nome ligado ao desenvolvimento da nossa cidade”, lastimou Farret.
Crítico ao regime militar, Kurtz foi perseguido pela ditadura e chegou a ser preso por cinco dias. O desembargador aposentado será velado no Salão Nobre da prefeitura, na Rua Venâncio Aires, em frente à Praça Saldanha Marinho, a partir das 10h30.”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
“Assembleia lamenta falecimento do ex-deputado Carlos Renan Kurtz
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul manifesta pesar pelo falecimento, nesta madrugada (17), em Santa Maria, do ex-deputado e ex-presidente da Casa Carlos Renan Kurtz, aos 78 anos. Ele estava internado há uma semana no Hospital de Caridade de Santa Maria.
O sepultamento está marcado para as 17 horas no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria. O velório ocorre na Prefeitura Municipal (Rua Venâncio Aires, 1934), no auditório, 1º andar.
Carlos Renan Kurtz iniciou sua carreira política no movimento estudantil em sua terra natal, Santa Maria, na década de 60. Em seguida, elegeu-se vereador pelo antigo PTB. Teve seus direitos políticos cassados pelos militares e retornou à política após a anistia, elegendo-se deputado estadual em 1982. Em 1986, foi eleito para o segundo mandato, período em que atuou como constituinte. Ocupou por dois mandatos a presidência da Assembleia Legislativa, em 1984 e em 1993. Aposentou-se como desembargador federal.
Cancelamento da sessão plenária
Devido ao falecimento, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa informa o cancelamento da sessão plenária desta tarde.”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.