ECONOMIA. Viver em Santa Maria ficou 10,51% mais caro em 2015. Despesas pessoais puxa a inflação
POR MAIQUEL ROSAURO
O Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM) aponta inflação de 10,51% em 2015. O estudo divulgado na tarde desta sexta-feira (8) confirma o que todos os santa-marienses sentiram no próprio bolso em relação aos preços. Em dezembro, a alta foi de 0,99%.
A inflação ocorreu em todos os grupos analisados. Despesas Pessoais (+22,9%), Habitação (18,19%) e Educação (12,63%) são os setores que mais tiveram aumento de preço.
Em Despesas Pessoais, os serviços de cabeleireiro feminino e masculino (+52,57%) são os que mais inflacionaram. Brinquedos de plástico (+50,40%) e mensalidades dos clubes (+43,69%) também se destacam.
No grupo Habitação, puxaram a alta energia elétrica (+55,88%) e gás de cozinha (+23,24%). E na Educação, o ranking é liderado pelo preço de canetas e lápis (+58,14%), jornais (+38%) e pré-vestibulares (+22,26%).
Embora o grupo Transportes não tenha tido um custo acentuado em 2015 (+3,46%), chama atenção o preço da gasolina. Há um ano o santa-mariense pagava R$ 3,11 pelo litro. Em dezembro, o preço médio era de R$ 3,65. A inflação percentual do combustível no período foi de 17,36%.
O ICVSM é calculado pelo Laboratório de Práticas Econômicas (LAPE), do curso de Economia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). CLIQUE AQUI e confira o estudo completo.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.