BASTIDORES. Quem mandará no PTB, emedebistas em seminário, retratação do tucano, ato falho da edil

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Arquivo), da Equipe do Site
O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) realizará convenção municipal no dia 16 de junho, das 9h às 12h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Na pauta, estará a eleição do Diretório Municipal, Executiva, delegados à Convenção Estadual, Conselho de Ética e seus respectivos suplentes. Hoje, o PTB/SM conta com uma comissão provisória liderada por Jair Binotto.
Embora a gestão de Binotto seja alvo de críticas dos vereadores petebistas Deili Silva e Ovidio Mayer, a tendência é de que ele seja reconduzido à presidência. Porém, o grupo do presidente não deverá ter maioria tanto o Diretório quanto na Executiva. A vice-presidência, por exemplo, deverá ficar com um nome ligado a Deili e Ovídio.
Seminário
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Juventude do partido organizam um seminário municipal para discutir ações do partido em 2020. A comissão organizadora inclusive já realizou a primeira reunião para tratar do evento.
A expectativa é de seja apresentado um seminário inovador com o intuito de apresentar posições futuras do partido.
Retratação
A sessão desta quinta-feira (6) no Legislativo santa-mariense foi marcada por uma retratação do vereador Admar Pozzobom (PSDB). Em 30 de maio, o tucano havia criticado um rapaz que postou no Facebook um vídeo reclamando do trabalho desenvolvido pela Prefeitura na Avenida Rio Branco. O parlamentar havia dito que o cidadão não pagava impostos por vender panos de pratos nas ruas e, ao mesmo tempo, exigia ações da Administração Municipal.
Mas eis que o rapaz, chamado Juliano Cardoso, foi ao Legislativo e apresentou ao vereador tanto as notas fiscais como também os seus produtos. Vencido, Admar prontamente se retratou na tribuna.
Sobrou caráter, faltou cortesia
A retratação mostrou, mais uma vez, que o tucano tem um caráter acima da média. Porém, também expôs um incômodo hábito que Admar mantém nos últimos anos: durante a maior parte da sessão ele não desgruda de seu smartphone, sendo descortês com seus colegas que discutem algum tema. Não foi diferente quando o vereador Daniel Diniz (PT) subiu à tribuna para defender Cardoso, que é filiado ao PT.
“Graças a Deus estava intransitável”
A vereadora Lorena Santos (PSDB) cometeu um ato falho em uma postagem em sua fanpage (AQUI), nesta quinta. Ao fiscalizar o trabalho de recuperação asfáltica da Rua Ernesto Beck, entre a Rua Floriano Peixoto e Avenida Rio Branco, ela postou um vídeo no qual solta a pérola: “Graças a Deus estava intransitável, mas temos a solução…”.
Licitação do transporte coletivo
A Prefeitura de Santa Maria prepara para as próximas semanas o lançamento da licitação do transporte coletivo. Em 2016, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) havia determinado que o Município abrisse o processo, porém a complexidade do termo de referência prolongou os estudos do Executivo.
Atualmente, o Conselho Municipal de Transportes (CMT) discute a revisão do valor da tarifa do transporte coletivo, que poderá passar dos atuais R$ 3,90 para R$ 4,45. Na segunda-feira (10), na sede da Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros de Santa Maria (ATU), conselheiros do CMT devem bater o martelo quanto ao reajuste e repassar o posicionamento para análise do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).
Problema sério, o que tem a ver a reclamação sobre o trabalho na Avenida Rio Branco com a venda de panos de prato no comércio informal? Onde na legislação está escrito que causa perda dos direitos de cidadão e dos direitos políticos? Pior, mais um problema, a conhecida deficiência na fiscalização da prefeitura.
Políticos acham que são ‘otoridade’, uma espécie diferenciada superior de ser humano.
Admar Pozzobon e Lorena têm solução nas mãos dos eleitores; é só não votar neles. Aliás, nos outros 19 também.