Arquivo

Operação Rodin (34). Após soltar últimos 5 presos, PF volta a Santa Maria para novas ações

A cidade, ou pelo menos uma porção dela, segue sobressaltada. Há razões para isso. Afinal, desde que  tomou sua face pública a Operação Rodin, que desmontou um esquema que tem como protagonistas o Detran e a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec), a cada momento surgem novas informações. Nenhuma muito agradável para a auto-estima dos santa-marienses, é preciso convir.

 

Agora, no final da tarde desta terça-feira, de novo. Nem bem surgia a informação de que eram liberados os últimos cinco presos (provisoriamente) na carceragem da Polícia Federal, em Porto Alegre, e se soube do retorno dos agentes a Santa Maria. Desta vez, como você lê a seguir, na nota que publiquei no início da noite, para apreender documentos na residência e na empresa do ex-reitor da UFSM, Paulo Sarkis. Reproduzo, a seguir, essa mesma nota. Acompanhe:

 

 

“Operação Rodin (33). Liberados últimos 5 presos. PF recolhe documentos em empresa de Sarkis

 

A Rádio Gaúcha noticiou  há pouco: a Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na residência e em empresa do ex-reitor da UFSM, Paulo Sarkis – ele ocupava o  cargo na época em que foi assinado o contrato entre a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec), vinculada à instituição, e o Departamento de Trânsito (Detran).

 

Trata-se de mais uma ação dos federais, na investigação de fraude envolvendo Fatec e Detran e que teria lesado os cofres públicos em cerca de R$ 40 milhões ao longo de quatro anos. Autorizada pela Justiça Federal, a chamada Operação Rodin teve sua face pública conhecida na última terça-feira.

 

Então, foram presas 13 pessoas, todas suspeitas de participar do esquema. Até sábado, eram ainda oito detidos – que tiveram sua prisão provisória prorrogada por mais cinco dias. Antes do final do prazo, porém, e como todos já prestaram mais de um depoimento, os últimos presos foram liberados nesta terça-feira.

 

Deixaram a carceragem da Polícia Federal, em Porto Alegre, Alfredo Pinto Telles (Sócio da Newmark Tecnologia, empresa de serviços de internet subcontratada pela Fatec), Ferdinando Fernandes (Sócio na Pensant Consultores, empresa que prestava serviço à Fatec), José Antônio Fernandes (Pai de Ferdinando Fernandes e sócio da Pensant Consultores, empresa subcontratada pela Fatec),  Lair Antônio Ferst (empresário, suposto lobista e sócio de duas subcontratadas da Fatec) e Antônio Dornéu Cardoso Maciel (Diretor Administrativo exonerado da CEEE).”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo