Arquivo

A caminho do monopólio. Alvo da RBS, agora, seria um emblema da mídia do RS, o Diário Popular

Faz pouco menos de duas semanas, citando informação publicada pelo sítio especializado Coletiva.Net, publiquei a nota “A caminho do monopólio. RBS negocia compra de mais dois jornais diários, um no RS outro em SC”. Nela (releia aqui) anunciava-se que o maior grupo de comunicação gaúcho deitava seus olhos, e seus recursos, sobre dois jornais, um do Rio Grande do Sul (o trintão Agora, de Rio Grande) e outro de Santa Catarina (Jornal da Manhã, de Criciúma).

 

Aparentemente, teria esfriado a negociação, pelo menos com o veículo rio-grandino. É o que afirma e publica o normalmente bem informado (opiniões a parte) Políbio Braga. Afora ter repercutido notícia já admitida publicamente pela própria RBS, cuja holding controladora está vendendo 15% do capital ao Fundo de Investimentos Gávea, do ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga (no governo de Fernando Henrique Cardoso), também traz uma outra nota. Esta, que reproduzo a seguir:

 

“RBS já teria feito oferta pelo controle do Diário Popular

São fortes os rumores de que a RBS estaria na iminência de comprar o Diário Popular, de Pelotas. O jornal é da família Fetter.”

 

OPINIÃO CLAUDEMIRIANA: com todo o respeito que merece o jornal Agora, de Rio Grande, mas se for verdadeira a negociação, o maior grupo de mídia gaúcho fará muito maior aquisição, se levar mesmo o controle do Diário Popular. Quanto mais não seja porque é um verdadeiro emblema do jornalismo do Rio Grande. É, simplesmente, o mais antigo entre os diários da província, circulando há 118 anos. Nascido no século XIX, nunca deixou de circular, e tem uma grande tradição. É, mais que um jornal, uma marca. E solidifica a idéia de que a busca do monopólio virtual da mídia impressa seja o alvo (legítimo, como negócio) do grupo fundado por Maurício e presidido hoje pelo filho dele, Nelson, ambos Sirotski.

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras notas publicadas pelo jornalista Políbio Braga.

Para saber mais sobre o Diário Popular, especialmente sua história, clique aqui .

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo