MÍDIA. Desaba a audiência dos principais jornais do País. Tanto nas versões impressas quanto nas digitais
O material a seguir foi originalmente publicado no portal Diário do Centro do Mundo, dirigido por Paulo Moreira Leite, veterano profissional, com passagem pelas principais redações brasileiras, inclusive a revista Época – da qual foi o primeiro comandante editorial.
Tem como base informações oficiais do Instituto Verificador de Circulação (IVC), organismo adotado pelos principais jornais brasileiros e reconhecido, por exemplo, pelas agências de propaganda, na hora de fazer sua programação comercial. No texto, o foco são os veículos maiores, mas inclui, também, o gaúcho Zero Hora, que acaba de ANUNCIAR o fim de sua edição dominical, e que teve queda expressiva de circulação. Bem, basta unir uma ponta à outra, vamos combinar.
Acompanhe o texto e tire tua própria conclusão, a seguir:
“Audiência de jornais desaba no impresso e no digital
Os principais jornais brasileiros experimentaram quedas expressivas de circulação ao longo de 2015, segundo dados do IVC, o Instituto Verificador de Circulação.
O dado mais surpreendente é que a circulação caiu não apenas nas edições impressas, mas também nas digitais – o que revela que as publicações não estariam sabendo como se adaptar à era da internet.
Entre janeiro e dezembro, a Folha caiu 14,1% no impresso e 16,3% no digital, o que gerou uma queda média de 15,1%, superior à do Estado de S. Paulo (8,9%) e à do Globo (5,5%).
Na lista do IVC, que contempla ainda publicações como Correio Braziliense, Zero Hora, A Tarde, O Povo, Valor Econômico, Gazeta do Povo e Super Notícia, todos – sem exceção – caíram. Alguns cresceram no digital, mas partindo de bases pequenas.
Os dados revelam vários fatores. Os jornais, naturalmente, foram afetados pela crise econômica que ajudaram a amplificar. Mas hoje enfrentam uma concorrência crescente de veículos puramente digitais.
Além disso, o modelo de cobrança por conteúdo, dos chamados paywalls (muros de cobrança para quem assina determinada quantidade de artigos), tem tido pouca receptividade no Brasil.
Um outro fator, que pode vir a ser considerado na análise, é o grau de engajamento político dos jornais da imprensa familiar, que passaram a substituir o jornalismo pelo proselitismo político, afugentando uma parcela de seus leitores.
Confira, abaixo, a tabela do IVC:
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Uma hora isso iria começar acontecer. Algumas publica, quase todas para ser mais explícito se tornaram ponta de ataque de partidos político. E povo notou. Ninguém acerta sempre e não erra sempre. E também querer que acreditemos que a corrupção começou com o PT é dizer que somos to
dos uns idiotas.