AssembleiaEstadoPolítica

TROCO CURTO. Proposta que antecipa o Orçamento estadual é mirradinha e não prevê aumentos salariais

Sartori entregou pessoalmente a LDO ao presidente da Assembleia: dentro da realidade
Sartori entregou pessoalmente a LDO ao presidente da Assembleia: dentro da realidade

Está na Assembleia Legislativa desde esta sexta-feira o projeto de lei que trata das Diretrizes Orçamentárias. É, de uma certa forma, a antecipação do que o governo pretende quando enviar o Orçamento, para ser aprovado pelos deputados.

A oposição já começou a chiar com aquilo que o Palácio Piratini chama de proposta “de acordo com a realidade”. Valdeci Oliveira, por exemplo, “congelar investimentos e contingenciar salários” expõe o que seria um cenário de “fragilidade para o cumprimento da aplicação dos 12% para a saúde” (lá embaixo você tem o linque com toda a opinião do parlamentar).

De todo modo, cabe agora aos deputados apreciar a proposta que foi entregue pessoalmente pelo governador, como relata o material produzido pela assessoria de imprensa do Governo. A foto é de Galileu Oldenburg. A seguir:

Governo encaminha LDO à Assembleia

O governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (15), o projeto de lei que define as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária do ano de 2016. O governador José Ivo Sartori entregou pessoalmente o documento ao presidente do parlamento, deputado Edson Brum. “Estamos entregando a LDO, que vai criar as condições para a elaboração do Orçamento. O projeto trata o Orçamento dentro de uma realidade das despesas e da previsão de receita proporcionada pela economia. Na medida em que conseguirmos mudar essa realidade, as projeções podem ser revistas”, afirmou Sartori. Acompanharam o ato o vice-governador José Paulo Cairoli e os secretários Cristiano Tatsch, do Planejamento e Desenvolvimento Regional, e Márcio Biolchi, da Casa Civil.

O projeto fixa os percentuais de correção nos limites de despesas financiadas com recursos do Tesouro. A proposta do governo é manter em 2016 as despesas de custeio e investimento, corrigindo em 3% as despesas de pessoal para todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), além de Ministério Público e Defensoria Pública.

“O governo reafirma sua opção pela transparência. Entregamos um projeto que opta pela realidade, com parâmetros e indicadores que refletem a realidade na despesa e na previsão de receita proporcionada pela nossa economia”, explicou o secretário Cristiano Tatsch.

Na proposta de Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), formatada pela Secretaria Estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional (Seplan), constam a organização e a estrutura dos orçamentos e as diretrizes para elaboração e execução do orçamento geral da administração estadual. As prioridades e as metas da administração estadual para o próximo ano estão em construção e serão enviadas com o Plano Plurianual, em 1º de agosto.

Em continuidade aos processos de incorporação de demandas regionais ao orçamento, a proposta contempla também projetos definidos por consulta à população…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI .

PARA CONFERIR A POSIÇÃO DE VALDECI OLIVEIRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo