Visual de Dilma. Mídia grandona, para variar, esquece do essencial e aposta só na futilidade
É exemplar o texto publicado pelo experiente jornalista Carlos Brikmann, na sua saborosa coluna Circo da Notícia, publicada no sítio especializado Observatório da Imprensa. Se reúnem os dois (mais que) prováveis protagonistas do pleito presidencial de 2010. E daí? Daí que a mídia grandona esquece do principal e trata apenas do fútil (embora não se deva descartar, reconheço, no caso específico). No caso, o novo visual da ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Acompanhe, a seguir, trecho da coluna de Brickmann, em que ele refere também outros casos de noticiário sobre personalidades públicas em que a frivolidade ganhou da seriedade, e tire tua própria conclusão. A foto da ministra é de Wilson Dias, da Agência Brasil. A seguir:
PAUTA DA HORA – A grande reforma da senhora ministra
Juntos, sorridentes, os dois candidatos mais citados à Presidência da República conversavam amigavelmente sobre economia e perspectivas, à vista dos jornalistas, ao alcance de seus ouvidos. Mas ninguém se preocupava com a troca de gentilezas, os sorrisos e o bate-papo entre o tucano José Serra e a petista Dilma Rousseff: o assunto único das reportagens era a aparência da ministra, o resultado de sua plástica no rosto, seu novo penteado, suas botas, a saia, as franjas.
Repórteres e editores parecem não perceber dois fatos:
1. Cadê o lead?
2. O sexismo aparente, aberto, a transformação da mulher em objeto estético.
Voltemos um pouquinho no tempo: cada ministro do Supremo Tribunal Federal foi sabatinado no Senado, mas só a ministra Ellen Gracie recebeu elogios por sua elegância.
O ex-presidente José Sarney pinta cabelo e bigode, e não há reportagem sobre este assunto. O ex-presidente Fernando Henrique fez plástica para tirar as bolsas de gordura sob os olhos, e nenhum repórter foi verificar se ele ficou mais bonito. Para os meios de comunicação, não importa que um político homem seja bonito. E não importa também o que uma mulher faça, desde que esteja na moda.
Está na hora de mudar: Dilma, com plástica ou sem plástica, estava discutindo o futuro do país com seu provável adversário nas eleições. O que é mais importante: a conversa, o bom relacionamento entre adversários, ou a moda-Dilma?…
SUGESTÃO DE LEITURA – confira a aqui da coluna Circo da Notícia, assinada por Carlos Brickmann, no sítio especializado Observatório da Imprensa.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.