Eleições 2016PartidosPolíticaPrefeitura

PREFEITURA. Schirmer tem um mês para renovar quase 1/3 do governo. São os secretários candidatos

Schirmer terá que reformar quase um terço do seu secretariado – para encerrar o seu mandato
Schirmer terá que reformar quase um terço do seu secretariado – para encerrar o seu mandato

O prefeito Cezar Schirmer não abre qualquer informação a respeito, ao menos por enquanto. De todo modo, até 2 de abril terá que encontrar substitutos para pelo menos seis secretários, que devem concorrer a uma vaga em outubro, seja à Câmara, o mais provável, ou mesmo ao Executivo, se um deles for escolhido para compor a chapa majoritária a ser apoiada – seja José Farret, do PP, ou Fabiano Pereira, do PSB.

Há duas dúvidas importantes, além dos nomes. Uma delas é qual o partido que receberá a titular da pasta de Educação, Silvana Guerino, que deve concorrer e não é filiada a nenhum. A tendência é que vire peemedebista, mas… A outra é sobre a manutenção da correlação de forças partidárias. Isto é, será um pedetista que substituirá Miguel Passini, que é do partido e também concorre? Situação idêntica, aliás, à de Paniz Júnior, do PP.

De todo modo, são seis nomes em 22 integrantes do primeiro escalão. E o prefeito terá que reformar o governo, para completar os oito meses restantes do segundo mandato. Sobre quem concorre ou não em outubro, do secretariado de Schirmer, o jornal A Razão produziu e publicou interessante material neste final de semana. Vale conferir. A foto é de Divulgação. A seguir:

Seis secretários estão de saída

Pelo menos seis dos 22 titulares de cargos do primeiro escalão na Prefeitura de Santa Maria deverão deixar o governo até o próximo dia 2 de abril para concorrer nas eleições de outubro. Como o pleito para vereador ocorre em 2 de outubro, eles deverão se desincompatibilizar seis meses antes, conforme a legislação eleitoral.

De todos os cotados para concorrer, o mais reticente é o secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços, Tubias Calil (PMDB). “Se tivesse que tomar uma decisão imediata, neste momento não concorreria a vereador”, diz Tubias, que pretende advogar. Ele também é cotado para prefeito ou vice. Dos seis cotados à vereança, a metade é filiada ao PMDB, partido do prefeito. A secretária de Educação, Silvana Guerino, ainda não tem certeza se vai concorrer. Ela não tem sequer filiação partidária. Questionada pela reportagem, Silvana não disse nem sim nem não. “Trabalho dentro de uma proposta de governo”, sintentiza. 

Erony Paniz Júnior diz ter se colocado à disposição para concorrer. “Mas vou falar com o prefeito e com o vice-prefeito, ver se é vantagem eu concorrer ou continuar secretário”, diz.

PREFEITO AGUARDA

O prefeito Cezar Schirmer diz que ainda não está tratando de reforma do secretariado e que só foi procurado informalmente por alguns secretários que gostariam de saber sua opinião. “Nunca tratei do assunto com nenhum secretário. É mais uma consulta pessoal”, afirma. Schirmer reiterou não ter pressa para tratar de eventuais exonerações. “Quem quiser sair, tem todo o direito de sair para concorrer. Não é um calendário meu, é o calendário da Justiça Eleitoral e dos interessados”, disse.

Somente os ordenadores de despesa (que assinam empenhos financeiros) têm que deixar os cargos seis meses antes. Em Santa Maria, a eleição poderá ter dois turnos este ano. Isso porque se nenhum candidato a prefeito vencer por maioria absoluta dos votos, a disputa terá segundo turno em 30 de outubro. A eleição para vereador é realizada em apenas um turno.

DEVEM SAIR PARA CONCORRER

Ação Comunitária e Cidadania: Adelar Vargas “Bolinha” (PMDB)
Educação: Silvana Guerino (ainda sem filiação)
Esporte e Lazer: Erony Paniz Júnior (PP)
Habitação e Regularização Fundiária: Magali Marques da Rocha (PMDB)
Infraestrutura, Obras e Serviços: Tubias Calil (PMDB)
Mobilidade Urbana: Miguel Passini (PDT)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo