Cadê os espaços de esporte e lazer de Santa Maria? – por Luiz Carlos Nascimento da Rosa
Gostar de sua profissão e do mundo do trabalho é uma das condições essenciais para o desempenho prazeroso dos fazeres e saberes profissionais. Isso circunscreve algumas das dimensões internas ao processo de trabalho, mas devemos refletir para as demais práticas sociais cotidianas, tais como descanso e lazer.
Diz um sábio ditado de senso comum: “nem só de pão vive o homem”. Atentar para relação dialética (de troca) entre as diferentes facetas que compõem nossos fazeres na cotidianidade é de suma importância para nossa qualidade de vida e a contribuição que possamos dar para uma vida social com sanidade e digna. E Santa Maria, como está constituída de espaços de lazer para trabalhadores e estudantes que aqui vivem?
Há muitos anos tenho pensado sobre isso, escrito e debatido com meus pares e, infelizmente, a minha reflexão aponta para o verdadeiro descaso que os gestores públicos têm com a criação de alternativas de lazer para crianças, jovens e adultos de nossa cidade. A insegurança de nosso Parque Itaimbé, a precariedade e abandono de nossas praças inviabilizam a ocupação desses espaços públicos como possibilidade concreta de descanso e lazer.
A pista de caminhada e lazer da Cacism, no bairro Nonoai, foi fechada e, no fundo, a justificativa é desejo da iniciativa privada por subsídio de recursos públicos. Por questões familiares, até o ano de 2013 andava “para cima e para baixo” com um, então, adolescente, Téo Martins, a procura de lugares que tivessem um mínimo de condições e alguns obstáculos para a prática de Skate.
Observo até hoje os praticantes deste esporte peregrinarem pela cidade em busca de lugares mais aprazíveis para o desenvolvimento de suas atividades desportivas. É inacreditável, mas mesmo com a quantidade de pessoas praticantes dessa modalidade esportiva, Santa Maria não possui uma pista de Skate. E pelo desinteresse do poder público pela construção de espaços de uso coletivos para o descanso, esporte e lazer penso que nossos jovens irão continuar a deriva e, achando saídas individuais para o aprimoramento de suas salutares práticas do skate.
Na verdade faz anos que os políticos e os empresários de Santa Maria estão jogando toda responsabilidade sobre os ombros dos gestores da UFSM para criação de espaços coletivos de lazer e esporte. Nosso Campus, nos finais de semana, se transformou num lugar de encontro de crianças, jovens e adultos para usufruir atividades culturais, passear, tomar um bom mate e fazer as mais diversas atividades físicas.
Nossa Pró-Reitoria de Extensão e a Administração Central, nesse início de ano letivo, com compromisso político e responsabilidade social, organizaram, solitariamente, uma semana de ações culturais para receber nossos jovens calouros e novos moradores da santinha da boca do monte. Será que a UFSM terá, por exemplo, de suprir mais essa tarefa de construir uma bela pista de Skate para seus praticantes?
No Bairro de Madureira, na “Cidade Maravilhosa”, a pista de Skate, além de ser um espaço de competições internacionais, é lugar de encontro, desenvolvimento profissional dos usuários e se transformou em ponto turístico. Será que nossos políticos e empresários possuem uma visão tão provinciana e tacanha que não vislumbram como um grande investimento a criação de uma bela e moderna pista de skate?
As instituições de ensino superior particulares poderiam superar suas visões mercantilistas da educação e, de forma colaborativa e solidária, contribuir com seus competentes profissionais e recursos para auxiliar a UFSM na geração de lugares de uso coletivo para divulgação da Cultura, a prática de esporte e para o desfrute do lazer.
Trabalhar e estudar são duas atividades que nos dão muito prazer, mas para que tenhamos mais longevidade, tranqüilidade e prazer, nos seres humanos precisamos de cultura, esporte e lazer. Os jovens que aportam em nossa querida cidade de Santa Maria não são consumidores, isto sim, são cidadãos que chegam para se transformarem em grandes profissionais e agentes sociais que precisam de conhecimento, muita diversão e Arte.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.