CORSAN. Relatório de Comissão da Câmara propõe a renovação de contrato. Schirmer quer municipalização
Como este editor antecipou há duas madrugadas (AQUI), a Comissão Especial da Câmara de Vereadores, que estudou a questão do abastecimento de água e esgoto em Santa Maria, tem posição diferente da do prefeito Cezar Schirmer. Enquanto este defende a MUNICIPALIZAÇÃO dos serviços, os edis, no documento que entregaram nesta quinta-feira, com a conclusão de seus trabalhos, entendem que, mediante condições, deve ser renovado o contrato de concessão com a Corsan.
Vai dar muito pano para a manga essa discussão que, por sinal, terá seu desfecho no próprio plenário da Câmara. Sobre o trabalho da comissão, especificamente, vale conferir o material da Assessoria de Imprensa do Legislativo, acerca da reunião ordinária acontecida na manhã passada. O texto é de Clarissa Lovatto Barros e Karohelen Dias (autora da foto). A seguir:
“…Os vereadores Daniel Diniz, João Chaves e Marta Zanella, integrantes da Comissão Especial instalada para analisar e promover estudos sobre a renovação do contrato de concessão de serviços de água e esgoto no município de Santa Maria entregaram o relatório final de atividades ao presidente da Câmara, Luiz Carlos Fort.
O relator da Comissão, vereador João Chaves, informou que a Comissão percorreu cidades chaves para analisar o sistema de abastecimento pela Corsan, pelo poder público e por entidades privadas. Além disso, foram realizadas duas reuniões públicas e uma audiência pública para ouvir a comunidade a respeito da temática.
Baseada em dados técnicos, a Comissão emitiu parecer favorável à renovação do contrato de concessão do município com a Corsan. Sugeriu, para tanto, a elaboração de cronograma de execução e metas, além de criação de um comitê gestor deliberativo para fiscalização. Segundo o relatório, a concessionária possui um dos sistemas de distribuição com maior controle operacional no Estado e, além disso, há 160 milhões de reais para ser executado nos próximos 36 meses…”
PARA LER A ÍNTEGRA DO NOTICIÁRIO DA CÂMARA, CLIQUE AQUI.
Não tem como levar a sério qualquer decisão tomada pela pior prefeitura de Santa Maria de todos os tempos. Mas esqueçamos dos problemas, vamos passear de balão!!! Um grande legado do "césinha"!
Penso que o proximo prefeito, que depois de tudo não vai ser alguem ligado ou dependente do schirmer, ANULE tudo que ele fez com o apoio da camara e do povo e a corsan volte para santa maria. Aonde tem uma Super encruzilhada ????
Calma e cuidado pois sei que a tal comissão que realizou estas visitas não demonstraram nenhum interesse em saber como o sistema funciona e sim o valor do bem todo então para mim este parecer torna-se duvidoso.
E em questão a municialização do sistema deixo que vocês tirem suas conclusão vendo o exemlo de Uruguaiana e de outras cidades que em relação a municipalização e privatização tem um péssimo atendimento em todos sos aspectos.
Sou a favor da continuidade dos trabalhos da Corsan. Pelo que estava na capa do jornal A Razão, o prefeito Schirmer já tomou posição querendo municipalizar o serviço. Todos sabemos que esse serviço será Privatizado, virando um problema, assim como é a coleta de lixo hoje.
"Desinformado aquele que acha que a proposta do Schirmer é municipalização, onde está o edital do concurso público??"
Desinformado é o cidadão que antecipa etapas e dita o futuro.
O que está em discussão hoje é renovar ou não com `corsan.
H2O… .Captada por chuvas(sem custo),corrégo, contida em um barragem( Concreto Rolado), transportada, tratada e distribuída por gravidade.Isaac Newton.
Por lógica a comissão dos 4 não emitiu parecer e não poderia haver manifestação. Por isto houve desrespeito à ela.
Concordo. A comissão dos vereadores teve independência. A fiscalização.
A dos 4 não finalizou e, provavelmente, vai endossar o que prefeito já anunciou. Restará saber se foi acerto, unanimidade ( são 4 e já se sabe que há opiniões diferentes).
Criar comissão para ratificar una idéia é normal. O anormal é o prefeito não esperar a SUA comissão preparar terreno. Arrogância?
Tchê já não chega o mal que este homem fez a Santa Maria ??? Quanta MALDADE nesta cabeça prefeito, pare com o terror com inumeras familias de funcionarios da corsan.Lembre- se que aqui o mal que se faz, aqui vai pagar.
Sou a favor da renovação com a Corsan. Acho que o prefeito tem outras motivações que não o bem estar da população. Espero que tudo se resolva da maneira mais clara possível. Democraticamente, de preferência, com o apoio inclusive da câmara e principalmente da população.
Desinformado aquele que acha que a proposta do Schirmer é municipalização, onde está o edital do concurso público??? Terceirizar não é municipalizar. Terceirizar o serviço para vir a Odebrecht, por exemplo, bancar campanhas políticas??? Ou quem sabe a realização financeira de um político praticamente em fim de carreira?
"Esta decisão de não renovar, o prefeito tem na cabeça desde sempre….bla,bla.bla.
Correta e de atitude à decisão do Schirmer, """antes tarde do que nunca""
Ao contrario dos desinformados( Rogério Ferraz), no caso.
Existe sim, planilhas técnicas, com números, valores e históricos, visitas onde já esta municipalizado .
Em um feed-back, da eleição em que o atual alcaide venceu o deputado federal concorrente.
No estudo de Engenharia Econômica, projeta-se o horizonte.
Sabemos bem que o Sr. Prefeito tem outros interesses nessa dita "municipalização". Estaria sendo cobrado algum " ativo eleitoral " por algum "contribuinte" de campanha ? Ou é pressão do empresariado local ( inclusive com representantes na comissão de notáveis ) que enxergam possíveis lucro$$$$$$ em detrimento do bem estar da população Santamariense ? O Embate tende a ser ferrenho, se o Prefeito der o "canetaço " .Ficará taxado de ditador, pois não ouviu a população, nem tampouco o parlamento municipal !!!!!
Parece que o "sonho" do novo Cabide de Empregos e CC's foi literalmente por água abaixo !!! Prefeito, pise no chão e não nas nuvens !!!
Sem contar o desrespeito do prefeito, tanto com a Comissão da Câmara de Vereadores, quanto com a Comissão que ele próprio criou. Ao criar a Comissão, Schirmer disse que esta faria um trabalho técnico que embasaria sua decisão sobre o tema. Pois bem, o prefeito já anunciou sua decisão e a Comissão nem finalizou seu trabalho ainda. Então prá que criar a Comissão? Fazer as pessoas viajarem pelo estado em busca de subsídios para, no final, nem ter o seu trabalho avaliado? Esta decisão de não renovar, o prefeito tem na cabeça desde sempre. Criou a Comissão, só prá inglês (ou espanhol) ver.
É a decisão mais coerente. Apesar da Corsan ter seus problemas, ainda presta um bom serviço na cidade. Nas cidades onde não é Corsan, o serviço não é melhor como tanto falam. E os investimentos estão aí, tem que fiscalizar direito e fazer as obras andarem.
Schirmer impôs um Pano de Saneamento que contradiz o que ele deseja… se deu mal.
Coerentes com o Plano de Saneamento. Presidente do IPLAn e Prefeito pressionaram Câmara a aprovar sem qualquer audiência pública, agora devemos HONRAR PLAMSAB,. Águas de Barcelona com financiamento do Banco Mundial elogiam CORSAN e projetam saneamento com ela. Coerente. Parabéns.