DestaqueSanta Maria

RETROSPECTIVA 2022. Cidade teve 32 candidatos ao Legislativo. A lista foi a 11ª nota mais lida deste ano

Ao final, apenas três deles tiveram êxito. Mas não foi por falta de alternativas

Como já se sabe, as urnas não premiaram novos concorrentes. Aliás, nem mesmo todos os que buscavam segundo mandato. Assim é que, conhecidos os votos, Santa Maria manteve um deputado federal, Paulo Pimenta (PT), e dois estaduais, Valdeci Oliveira (PT) e Roberto Fantinel (MDB). Mas não conseguiu reeleger, embora tenha aumentado substancialmente o número de apoios, Giuseppe Riesgo (Novo).

Agora, não foi por fala de opções que a cidade perdeu representatividade numérica. Sim, no dia da eleição mesmo, o site publicava a relação com os mais de 30 pretendentes, entre concorrentes à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legisaltiva. E o tema suscitou tanto interesse que a nota acabou por se transformar na 11ª mais lida de 2022. E você, se quiser recordar, pode relê-la a seguir:

ELEIÇÕES 2022. Saiba quem são os 32 candidatos santa-marienses que disputam vaga no Legislativo

Por Claudemir Pereira / Editor do Site

O otimismo preside a opinião do escriba em relação ao pleito que começa em poucas horas. No caso, especificamente em relação ao desempenho dos candidatos santa-marienses ao Legislativo – seja federal ou estadual.

Mais, essa condição anímica leva a acreditar, inclusive, que seja possível ampliar o número de parlamentares eleitos em 2018. Então, a cidade colocou no paramento os petistas Paulo Pimenta (federal) e Valdeci Oliveira (estadual) e o novista Giuseppe Riesgo (estadual). E ainda fez emergir, na suplência, e que se tornaria deputado efetivo na Assembleia três anos depois, o emedebista Roberto Fantinel.

Na página semanal que este editor assina no Diário de Santa Maria, na edição deste sábado, estão alinhadas as duas razões principais para essa crença, que não é apenas desejo, mas ANÁLISE. A saber:

“Uma, cresceu bastante o total de recursos, de maneira que as campanhas puderam ser mais vistosas, inclusive barrando de forma mais efetiva os forasteiros. E outra, mais subjetiva, mais real, é a nominata.

Sim, respeitando bastante os outrora concorrentes, neste ano os partidos, aparentemente, capricharam mais. Tanto que se pode citar, sem constrangimento, meia dúzia, ou mais, de concorrentes com plenas condições de vitória.”

Dito isto, vale conferir, afinal, quem são os 32 santa-marienses que,k entre concorrentes a deputado estadual e federal, disputam o voto do eleitorado neste domingo. Você os tem a seguir, por partido, com o número incluído e em ordem alfabética. Acompanhe:..”

PARA LER A ÍNTEGRA, COM A RELAÇÃO, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo