
Da Agência de Notícias da UFSM / Com foto de Arquivo
Na manhã da última segunda-feira (29), o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônica (Cappa) inaugurou uma nova exposição permanente em sua sede, localizada no município de São João do Polêsine. Intitulada “À sombra da árvore dos sinápsidos”, a mostra tem como foco o grupo do qual fazem parte os mamíferos e também seus parentes extintos. O público encontrará uma combinação de fósseis originais, réplicas, paleoartes, painéis educativos e uma grande árvore filogenética ilustrada, além de um pequeno diorama que representa um ambiente do Triássico.
Esses diferentes recursos foram pensados para tornar a exposição acessível e atrativa para visitantes de todas as idades, permitindo que compreendam conceitos como evolução, parentesco entre os organismos e origem dos mamíferos, e também destacando as descobertas realizadas no Rio Grande do Sul e o papel do Cappa na pesquisa e na divulgação desse patrimônio.
A exposição é fruto direto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Educar com fósseis à sombra da árvore dos sinápsidos: a construção de uma exposição paleontológica”, de autoria de Ana Laura Doneda, formanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSM. O trabalho foi elaborado sob a orientação do professor Luiz Caldeira, do Departamento de Metodologia do Ensino, e a coorientação da doutoranda Tamara Piovesan, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFSM. Ambos são pesquisadores vinculados ao grupo de pesquisa Ideia – Educação em Ciências.
A exposição foi inaugurada logo após a apresentação do TCC. Além da própria autora e dos professores orientadores, o projeto contou também com a participação do biólogo Leonardo Kerber (paleontólogo do Cappa) e das estudantes Débora Borges, do curso de Desenho Industrial, e Alessandra Mesquita, da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSM.
Interessados em conhecer a mostra podem agendar uma visita guiada via Whatsapp, pelo número (55) 9.9974-1090. O público pode visitá-la diariamente (inclusive nos sábados e domingos), das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.





ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.