JornalismoMídiaPolítica

MÍDIA. Reportagem fantasiosa da Veja é desmentida. Por militantes engajados? Não, pela embaixada italiana

veja

#

Do jornal eletrônico GGN

Embaixada italiana desmente Veja sobre “plano secreto” de Lula – A embaixada italiana no Brasil desmentiu a matéria capa da revista Veja intitulada “O plano secreto de Lula para evitar a prisão: pedir asilo à Itália e deixar o Brasil”. A reportagem afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus aliados teriam conversado com o embaixador Raffaele Trombetta sobre um “plano secreto” para tirar Lula do país, concedendo asilo político.

“As informações referentes à Embaixada e às supostas conversas do Embaixador Raffaele Trombetta são inverídicas”, informou a sede diplomática italiana no Brasil, em comunicado oficial.

Em um dos pontos a nota explicita a falta de apuração mínima da revista ao apontar em uma fotografia a pessoa que supostamente seria Trombetta. “Relativamente ao evento no Palácio do Planalto, a pessoa destacada na fotografia e sentada em uma das primeiras fileiras não é o Embaixador Trombetta, como pode-se constatar facilmente”, disse a Embaixada.

“O Embaixador Trombetta estava sentado, junto a todos os demais embaixadores, no espaço reservado ao corpo diplomático”, completou, corrigindo com a informação correta.

Segundo a revista Veja, o embaixador promoveu um jantar em Brasília, no dia 16 de março, para cerca de 40 convidados, entre eles aliados do ex-presidente, e que foi neste encontro que Raffaele Trombetta e amigos do petista teriam comentado sobre as consequências do ex-presidente solicitar asilo à embaixada.

“O plano prevê que Lula pediria asilo a uma embaixada, de preferência a da Itália, depois de negociar uma espécie de salvo-conduto no Congresso, que lhe daria permissão para deslocar-se da embaixada até o aeroporto sem ser detido –e, do aeroporto, voaria para o país do asilo”, publicou a revista sobre a suposta trama secreta.

A embaixada negou e esclareceu, ainda, que disse ao jornalista da revista que “não se queria comentar fatos que, no que tange à Embaixada, eram e são totalmente inexistentes”.

Leia a nota na íntegra:

COMUNICADO DA EMBAIXADA SOBRE A MATÉRIA “O PLANO SECRETO” PUBLICADA NA REVISTA VEJA

Em relação à matéria “O plano secreto” publicada na última edição da revista Veja, a Embaixada da Itália declara:

  1. As informações referentes à Embaixada e às supostas conversas do Embaixador Raffaele Trombetta são inverídicas.

2.Relativamente ao evento no Palácio do Planalto, a pessoa destacada na fotografia e sentada em uma das primeiras fileiras não é o Embaixador Trombetta, como pode-se constatar facilmente. O EmbaixadorTrombetta estava sentado, junto a todos os demais embaixadores, no espaço reservado ao corpo diplomático.

  1. Na conversa telefônica citada, foi dito ao jornalista que não se queria comentar fatos que, no que tange à Embaixada, eram e são totalmente inexistentes.

Brasília, 25 de março 2016”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo