MÍDIA. Reportagem fantasiosa da Veja é desmentida. Por militantes engajados? Não, pela embaixada italiana
#
Do jornal eletrônico GGN
Embaixada italiana desmente Veja sobre “plano secreto” de Lula – A embaixada italiana no Brasil desmentiu a matéria capa da revista Veja intitulada “O plano secreto de Lula para evitar a prisão: pedir asilo à Itália e deixar o Brasil”. A reportagem afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus aliados teriam conversado com o embaixador Raffaele Trombetta sobre um “plano secreto” para tirar Lula do país, concedendo asilo político.
“As informações referentes à Embaixada e às supostas conversas do Embaixador Raffaele Trombetta são inverídicas”, informou a sede diplomática italiana no Brasil, em comunicado oficial.
Em um dos pontos a nota explicita a falta de apuração mínima da revista ao apontar em uma fotografia a pessoa que supostamente seria Trombetta. “Relativamente ao evento no Palácio do Planalto, a pessoa destacada na fotografia e sentada em uma das primeiras fileiras não é o Embaixador Trombetta, como pode-se constatar facilmente”, disse a Embaixada.
“O Embaixador Trombetta estava sentado, junto a todos os demais embaixadores, no espaço reservado ao corpo diplomático”, completou, corrigindo com a informação correta.
Segundo a revista Veja, o embaixador promoveu um jantar em Brasília, no dia 16 de março, para cerca de 40 convidados, entre eles aliados do ex-presidente, e que foi neste encontro que Raffaele Trombetta e amigos do petista teriam comentado sobre as consequências do ex-presidente solicitar asilo à embaixada.
“O plano prevê que Lula pediria asilo a uma embaixada, de preferência a da Itália, depois de negociar uma espécie de salvo-conduto no Congresso, que lhe daria permissão para deslocar-se da embaixada até o aeroporto sem ser detido –e, do aeroporto, voaria para o país do asilo”, publicou a revista sobre a suposta trama secreta.
A embaixada negou e esclareceu, ainda, que disse ao jornalista da revista que “não se queria comentar fatos que, no que tange à Embaixada, eram e são totalmente inexistentes”.
Leia a nota na íntegra:
COMUNICADO DA EMBAIXADA SOBRE A MATÉRIA “O PLANO SECRETO” PUBLICADA NA REVISTA VEJA
Em relação à matéria “O plano secreto” publicada na última edição da revista Veja, a Embaixada da Itália declara:
- As informações referentes à Embaixada e às supostas conversas do Embaixador Raffaele Trombetta são inverídicas.
2.Relativamente ao evento no Palácio do Planalto, a pessoa destacada na fotografia e sentada em uma das primeiras fileiras não é o Embaixador Trombetta, como pode-se constatar facilmente. O EmbaixadorTrombetta estava sentado, junto a todos os demais embaixadores, no espaço reservado ao corpo diplomático.
- Na conversa telefônica citada, foi dito ao jornalista que não se queria comentar fatos que, no que tange à Embaixada, eram e são totalmente inexistentes.
Brasília, 25 de março 2016”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
O embaixador Trombeta está livre de medos da imprenssa brasileira!
Parabéns embaixador Trombeta!