Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
PrefeituraSanta Maria

RECADASTRAMENTO. Prefeitura já foi a 41 bairros e visitou 70% dos imóveis do município. Falta o centro

Primeira etapa do Recadastramento Urbano está no final. Já foram percorridos 41 bairros
Primeira etapa do Recadastramento Urbano está no final. Já foram percorridos 41 bairros

Por NATALIA APOITIA, com foto de Divulgação, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Todos os 41 bairros foram percorridos. Esta é a afirmativa quando o assunto foca no Recadastramento Urbano de Santa Maria. No final de março, 70% dos lotes do município já foram visitados. Até o mês de maio, as equipes de recadastradores se concentram na Nova Santa Marta.

Dividido em etapas, o projeto “Geo Santa Maria”, coordenado pelo Instituto de Planejamento (IPLAN), está perto de concluir a primeira fase do trabalho de campo: a medição dos terrenos e edificações do município. Ao todo, o contrato licitado prevê o recadastramento de 75 mil lotes. Deste total, ainda faltam ser visitadas as áreas urbanas dos distritos e as ocupações – extensões que não constam na atual planta do município. Segundo o presidente do IPLAN, Francisco Severo, a intenção é que o trabalho siga de forma rápida, para a continuidade do processo.

Cerca de 15% dos lotes ainda não foram visitados, ou por falta de autorização, ou ausência dos responsáveis pelas áreas. Neste contexto, o IPLAN pede a compreensão da comunidade, uma vez que as visitas só podem ser feitas com a autorização dos proprietários ou locatários. Vale ressaltar que os cadastradores não visitam o interior das residências. Oito duplas fazem o trabalho de campo. A atualização dos dados “in loco” também auxilia a Secretaria de Município de Habitação no processo de regularização fundiária.

O Recadastramento Urbano de Santa Maria tem como objetivo final a atualização da planta imobiliária da cidade e a criação de um Sistema de Informações Geográficas (SIG), ferramenta que auxiliará no planejamento urbano do município.

O prefeito Cezar Schirmer reforça a importância do trabalho capitaneado pelo Iplan. “Trata-se de uma importante ferramenta que a prefeitura está compilando e que em breve estará à disposição de toda a população. Com as informações coletadas, promoveremos a atualização do nosso cadastro imobiliário”, disse Schirmer.

ENTENDA MELHOR

A iniciativa começou com o voo aerofotogramétrico que percorreu a área urbana de Santa Maria, em 2013, além de algumas áreas distritais com características urbanas. Ao final, foram obtidos mais de 700 aerofotogramas do município. A operação licitada pela prefeitura teve o financiamento do Banco Mundial. No segundo momento, os aerofotogramas foram georreferenciados. Fator que permitiu a criação de um mosaico em alta resolução que possibilita a execução do novo cadastro urbano de Santa Maria. A plataforma configura o instrumento de planejamento urbano mais notável a partir de um banco de informações cadastrais que será disponibilizado pela internet, para acesso de todos.

SAIBA MAIS

O projeto “Geo Santa Maria” é uma iniciativa da prefeitura e está sendo executado pela empresa Geomais Tecnologia, contratada por meio de licitação pública. O trabalho teve início em janeiro de 2014, com o cruzamento de informações existentes na prefeitura com as imagens captadas junto ao levantamento aerofotogramétrico – voo panorâmico onde foram feitas fotografias em alta resolução da região urbana.

OS DADOS

As informações coletadas durante o trabalho de campo são: os dados do proprietário ou responsável pelo imóvel, características do terreno e das construções, medição da área construída, caracterização das atividades que, por ventura, estejam sendo exercidas no imóvel, fotografias das fachadas das edificações e das ruas, e situação dos serviços urbanos do local, como limpeza, saneamento, condições das vias e iluminação pública.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo