CidadaniaInternetMídiaPolítica

CIDADANIA. Estudo mostra perfil digital de quem foi às ruas nos manifestações pró e contra o impeachment

 

Ato contra o impeachment. Como se informam os manifestantes? (foto Paulo Pinto/Divulgação)
Ato contra o impeachment. Como se informam os manifestantes? (foto Paulo Pinto/Divulgação)

Por MÁRCIO MORETTO RIBEIRO e PABLO ORTELLADO, na versão brasileira do jornal espanhol El País

Nos últimos dias 13 e 18 de março manifestantes pró e contra o impeachment tomaram as ruas do país. Com base em dados coletados no Facebook, traçamos o perfil digital dos manifestantes de cada um dos protestos. A pesquisa indica que as referências digitais dos manifestantes são profundamente distintas. Das cinco categorias de páginas examinadas – veículos de mídia, comentaristas, políticos, movimentos e campanhas e partidos políticos – em todas elas, a preferência daqueles que confirmaram publicamente presença no ato do dia 13 eram completamente diferentes das preferências daqueles que confirmaram no ato do dia 18. Com raríssimas exceções, nenhum ator político, por meio do Facebook, é capaz de se comunicar ao mesmo tempo com ambos os polos da disputa.

Para conduzir a pesquisa, foi coletado um identificador único de cada usuário que anunciou publicamente sua intenção em participar do ato do dia 13 (cerca de 410.000 usuários) e do dia 18 (cerca de 24.000 usuários) confirmando presença em eventos no Facebook. Em seguida esses dados foram comparados com uma base de usuários que, entre os dias 13 de fevereiro e 13 de março, curtiram alguma publicação de uma série de páginas selecionadas pelos pesquisadores a partir do acompanhamento do debate político. Para cada página considerada foi possível verificar a porcentagem de manifestantes de cada ato que se interessou por seu conteúdo. O trabalho completo pode ser acessado aqui.

O estudo revelou que veículos de mídia impressa como a revista Veja e os jornaisO Estado de S. Paulo e Folha de São Paulo parecem mais relevantes dentre os manifestantes do dia 13 (pró-impeachment, no gráfico em azul), enquanto que os manifestantes do dia 18 (contra o impeachment, em vermelho) tendem a dar mais atenção para portais de notícias como G1, UOL e R7. Foi possível verificar também que uma proporção muito grande dos leitores de portais como a Rede Brasil Atual e o blog Tijolaço foram ao ato “contra o golpe”, mas como se tratam de veículos pequenos, isso quase não se expressa no total de manifestantes.

Além disso, aqueles que defendem a permanência da presidenta no cargo parecem ler menos a grande imprensa, porém, buscam mais informação em comentaristas como Socialista Morena e Leonardo Sakamoto. Com a exceção da página do jornalista Ricardo Boechat, âncora do Jornal da Band, nenhuma outra é popular ao mesmo tempo entre manifestantes de ambos os lados da disputa…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Isso esta pouco importando no momento, estou pensando no futuro dos meus filhos e netos, o PT acabou com o Brasil, estou lutando e sou a favor de tirarem esta mulher de lá e o que assumir CHAMAR um eleição direta para dia 2 de outubro junto com a municipal. Essa quadrilha roubou, foram presos (alguns) e continuaram a roubar, o Lula é o maior e vai ficar conhecido quando fugir e deixar um monte de viuva como o maior ladrao da HISTORIA do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo