Santa MariaUFSM

CIDADE. Carlos Costabeber, campus da UFSM e a reivindicação especial ao Reitor, para melhorar mais

“…Nos finais de semana, milhares de pessoas aproveitam as áreas verdes, quadras esportivas, academia ao ar livre, pracinhas, pistas de caminhada e ciclovia. Tudo é muito lindo, seguro e bem cuidado! Não se vê fumantes, lixo no chão, nem carros buzinando ou com som alto. Uma tranquilidade !

Só que existe algo que precisa ser corrigido. Justamente nos finais-de-semana, quando milhares de pessoas procuram o Campus, o Planetário está fechado, assim como o Jardim Botânico, o Museu, e até mesmo as lanchonetes…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Pedido ao Reitor”, de Carlos Costabeber – graduado em Administração e Ciências Contábeis pela UFSM (instituição da qual é professor aposentado), com mestrado pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, com especialização em Qualidade Total no Japão e Estados Unidos. Presidiu a Cacism, a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Associação Brasileira de Distribuidores Ford. É diretor da Superauto e do Consórcio Conesul.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Santa Maria é ums cidade interiorana, o "cosmopolitismo" fica por conta da mentalidade "dupla Rio-Nal rumo à Tóquio" e de uma certa confusão entre UFSM e a aldeia.
    Universidade recebe gente de fora (bem menos que POA, por exemplo) e muitos do que lá trabalham passaram algum tempo no exterior. Muitos falam mais de um idioma. Tirando mais algumas poucas exceções, não é a o caso da maioria dos habitantes.
    Finalidade da UFSM não é suprir as necessidades de lazer que a prefeitura, por motivos diversos, não supre. Universidade começou o ano com dificuldades orçamentárias, nada do proposto sai de graça.
    Alás, verificando o ranking produzido pela QS (empresa britânica especializada em ensino) nota-se que a posição da UFSM é 701+ (geral, existe classificação por área), ou seja, praticamente fora da avaiiação. Bem acompanhada, no mesmo grupo que a estadual de Londrina, UFSC e PUCRGS. UFRGS? Grupo 451 a 460. Universidade brasileira melhor colocada? USP em 143° lugar, com nota 62,4 (depois de uma certa posição nem nota existe). Alás, um dos critérios é o número de estudantes estrangeiros, outro o número de cursos (matérias) oferecidos em idioma não pátrio (ou seja, cosmopolitismo; UFRGS já oferece muitas cadeiras ministradas em inglês). Alguém pode desqualificar o ranking, mas ele é consultado sempre por gente que procura onde estudar. Reitor tem mais com o que se preocupar.
    Cidade tem que resolver seus problemas, pensar que as soluções têm que vir de fora (no caso, instituição federal) não é produtivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo