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CIDADE. Notáveis vão além da água e do esgoto e sugerem que empresa pública cuide também do lixo

Comissão fez a entrega do documento (com novidades) ao prefeito Cezar Schirmer (foto Lenon de Paula/AIPM)
Comissão fez a entrega do documento (com novidades) ao prefeito Cezar Schirmer (foto Lenon de Paula/AIPM)

Foi um trabalho de fôlego. E reconhecidamente bem feito. Assim dá para resumir o resultado das atividades da comissão de notáveis criada pelo prefeito Cezar Schirmer ainda no ano passado, e que cuidou de fazer sugestões acerca do futuro do abastecimento de água e esgoto da comuna.

O resultado desse trabalho, realizado pelos empresários Evandro Zamberlan (à época coordenador do Fórum de Entidades), Vilson Serro (presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria) e Luiz Fernando Pacheco (então presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria e hoje coordenador da Feisma) e do advogado, presidente local da OAB, Péricles Lamartine Palma da Costa, está consolidado num relatório entregue nesta segunda-feira ao prefeito Cezar Schirmer

Já havia sido antecipado, e o próprio prefeito se encarregara disso, que a proposta iria encaminhar-se para a criação de uma empresa pública municipal encarregada do abastecimento de água e do esgotamento sanitário (saneamento). Mas há novidades. E elas estão justamente nas medidas sugeridas. Quem tiver a disposição, e nem é tão difícil, de ler o relatório (há um linque para isso, ali embaixo) vai notar que o novo está na página 20 (das 25 totais). Para facilitar, aqui segue uma reprodução de três itens significativos:

Está lá, na página 20 do relatório, aquelas que são, provavelmente, as grandes novidades sugeridas
Estão lá, na página 20 do relatório, aquelas que são, provavelmente, as grandes novidades sugeridas

9.2 – MEDIDAS SUGERIDAS:

9.2.1 – Criação e implementação pelo município do Sistema de Saneamento de Santa Maria;

9.2.2 – Criação pelo município de uma Companhia Municipal de Saneamento, que será responsável por coordenar os serviços de:

– Abastecimento de Água Potável

– Esgotamento Sanitário

– Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos

– Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas…

9.2.7 – Município criar, a médio prazo, a Agência de Regulação de Santa Maria, que poderá tratar da regulação de todos os serviços delegados do município, como água, esgoto, resíduos sólidos (lixo), transporte público coletivo (ônibus) e individual (táxis), podendo a mesma possuir também uma abrangência regional, conforme o interesse de outros municípios vizinhos…

…9.2.7 – Município criar, a médio prazo, a Agência de Regulação de Santa Maria, que poderá tratar da regulação de todos os serviços delegados do município, como água, esgoto, resíduos sólidos (lixo), transporte público coletivo (ônibus) e individual (táxis), podendo a mesma possuir também uma abrangência regional, conforme o interesse de outros municípios vizinhos…”

O que isso significa, objetivamente? Simples: as atribuições da nova empresa a ser criada, desde que o prefeito envie o projeto e a Câmara de Vereadores aprove, vai além da ideia inicial, englobando também a coleta de lixo, por exemplo. Um acréscimo e tanto, convenhamos. E, de inhapa, ainda sugere a criação de uma agência reguladora que cuidaria de tudo isso e, também, entre outras coisas, do transporte coletivo.

Convenhamos, um trabalho de fôlego e que merece ser discutido. Aprovado? Bueno, aí já são outros quinhentos. Depende de muito debate, nos foros adequados, e na comunidade.

CLIQUE AQUI PARA LER A ÍNTEGRA DO RELATÓRIO

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Comissão recomenda ao prefeito que municipalize os serviços de água e saneamento de Santa Maria”, por Fabrício Minussi, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal (AQUI)

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3 Comentários

  1. Complicaram demais, logo a chance de sair do papel baixou muito. A resistência vai ser grande. Não foram capazes de sugerir a criação de uma empresa para cuidar da água, esgoto e águas pluviais (vá lá). Já incluíram o lixo, limpeza urbana e manejo de resíduos. Ainda mais, uma agência reguladora, mais uma autarquia, para regular serviços prestados por empresa que já é estatal, táxis e ônibus.
    De cara, dinheiro que era para resolver o problema do saneamento irá para outras finalidades. Pior, vão criar um monte de cabides.
    Daqui a pouco vai aparecer alguém sugerindo a criação de um tribunal de contas do município.

  2. A ideia é péssima. O custo de oportunidade de se fazer essa troca pra não mudar absolutamente nada no modelo estatal de prestação do serviço é incalculável. Isso apenas gera desperdício de recursos ao trocar o ente competente e não mudar o modelo estatal.

    Além disso, fica aqui uma crítica construtiva Claudemir. O site ficou extremamente poluído. Refaça isso com a equipe que você contratou. O azul forte grita nos olhos e fica ruim de ler. O tamanho das fontes exageradamente grande. Até a fonte do “CLAUDEMIR PEREIRA” em caixa alta no topo da página está com o “pereira” em itálico e o “claudemir” não. Se foi proposital eu não sei, mas ficou péssimo. O novo layout também piorou a visualização dos teus patrocinadores e assim o alcance das marcas. Consequentemente, as tuas captações futuras de apoiadores pode ficar prejudicada.

    Enfim, a municipalização é errada assim como o novo layout com todo o respeito não rolou. Espero que eu tenha ajudado.

    Abraços

  3. Interessante é que no Relatório a Comissão não procurou o CONDEMA e o Conselho de Saúde.
    Cita o Plano DIRETOR de Saneaemento e é citado como Referência um relatório Anual de avaliação de 2014 sendo que o PLANSAB foi APROVADo apenas em dezembro de 2015 Avaliaram ANTES de virar LEI.
    Não cita as Diretrizes da Conferência de Meio Ambiente ou mesmo o Caderno da ADESM, onde temos páginas exclusivas sobre Saneamento e muitas horas de dedicação da Comunidade em debates sobre o tema.
    Cita o PLANSAb apenas quanto ao aspecto financeiro nas considerações mas não nas referências finais.
    Os Notáveis não notaram que existe informação aqui na cidade. Não é cittada a UFSM ou a UNIFRA, universidades com cursos ligados a engenharia Ambiental e Sanitária.
    A comissão sabe como nosso Plano de Saneamento foi feito? Quem fez? Foi citada a lei 11445 de 2007, leram que é exigida a PArticipção Popular e controle social e que todo nosso PLANO DE SANEAMENTo foi feito sem nenhuma Audiência Pública? Em nenhum bairro? Apenas duas apresentçãoes sem margem a intervenção e nas que foram permitidas se detectaram muitos erros. Que na aprovação NA CÃMARA não houve audiência Pública? Nenhuma?
    Santa Maria é governada e controlada por notáveis, quiça por isto a comissão avalia problemas nos últimos 20 anos, porem esquece que nos últimos 7 anos foi governada pelo atual Prefeito. Por que deixou para contestar o contrato no penúltimo ano? Por que não chamaou sua comissão de notáveis em 2011?
    Lembramos que se a situação é alvo de críticas existe um gestor que deveria ter defendido a população desde janeiro de 2011.
    E a lei de Resíduos Sólidos? A comissão sabe que não temos Plano Municipal de Residuos Sólidos? Que o que eles leram no Plamsab não é o Plano exigido por lei,

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