EconomiaNegóciosPrefeitura

ECONOMIA. Mais de 9 mil microempreendedores de SM deixaram a informalidade. Saiba por quê!

Shopping Popular: muitos novos empreendedores formalizados em Santa Maria estão atuando neste espaço
Shopping Popular: muitos novos empreendedores formalizados em Santa Maria estão atuando neste espaço

Por ANA BITTENCOURT (com foto de Arquivo), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Desde a criação da Lei do Micro e Pequeno Empreendedor, aprovada pela Câmara de Vereadores e outorgada pela prefeitura em 2009, mais de nove mil pessoas já se formalizaram como Microempreendedores Individuais (MEI), em Santa Maria. Em números exatos, 9.238 pessoas deixaram de atuar na informalidade e passaram a trabalhar por conta própria, de forma legalizada, figurando no cenário da economia local como pequenos empresários.

O número corresponde a balanço contabilizado até 31 de março deste ano, pela Secretaria de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos. O início deste processo de formalização foi impulsionado pela realocação dos trabalhadores informais que atuavam na Avenida Rio Branco para o Shopping Independência, na Praça Saldanha Marinho.

Para o prefeito Cezar Schirmer, os números refletem positivamente na economia local. “Quando o cidadão sai da informalidade, automaticamente ele se torna um contribuinte e cumpridor da legislação, se torna um microempreendedor. Ele passa a colaborar com a renda per capta do município e consequentemente, acaba gerando empregos”, afirma.

A partir do Decreto Executivo nº 91, regulamentando a Lei do Microempreendedor Individual (MEI), as micro e pequenas empresas recebem tratamento jurídico diferenciado, simplificado, favorecido e de incentivo. São  mais de 400 os tipos de ocupação laboral amparadas pela lei.

O instrumento legal determina os instrumentos previstos para esta categoria, como por exemplo, a isenção, durante um ano, de todas as taxas e tributos municipais. Outro benefício para as pessoas formalizadas como MEI é a contribuição para a Previdência Social. Desta forma, o trabalhador fica amparado pela legislação, com direito à aposentadoria, salário maternidade, licença-doença, entre outros benefícios.

Perfil do Empreendedor – Em pesquisa recente realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), Santa Maria figura como a quinta cidade no ranking dos 20 municípios com maior concentração em número de MEIs. Ainda de acordo com o estudo, as atividades com maior número de microempreendedores individuais são voltadas ao comércio, à prestação de serviços, à indústria e à construção civil. Ramos do comércio varejista de vestuário e acessórios, obras de alvenaria, cabeleireiros, instalação e manutenção elétrica e serviços de pintura de edifícios em geral são as principais atividades desenvolvidas pelos MEIs. A pesquisa do Sebrae-RS foi realizada em 2015.

Prefeitura ajuda na formalização – Em Santa Maria, a Superintendência de Alvarás, localizada no primeiro andar do Centro Administrativo Municipal (Venâncio Aires, nº 2277) recebe e auxilia o cidadão interessado em se tornar um microempreendedor individual…”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O ‘PASSO A PASSO’ DO MEI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo