EducaçãoSegurança

EDUCAÇÃO. Fadisma lança em Novo Hamburgo 1ª versão de plataforma online de “Segurança Cidadã”

O ROVE, Registro Online de Violência na Escola, foi apresentado pela Escola Harry Roth
O ROVE, Registro Online de Violência na Escola, foi apresentado pela Escola Harry Roth

Da Coordenação de Comunicação da FADISMA

O dia 28 último foi marcado pelo lançamento da primeira versão de uma Plataforma Online Georreferenciada da Segurança Cidadã (www.odsc.com.br), em Novo Hamburgo. A Faculdade, que vem atuando em responsabilidade social e cidadã extra-muros e além fronteiras, na oportunidade contribuiu para a legitimidade que o Coração do Rio Grande tem no quesito acadêmico, dada a sua condição de cidade universitária.

O sítio eletrônico permite a localização de pesquisas aplicadas e realizadas pelo Observatório até aqui, com destaque para os Boletins e Relatórios Técnico-científicos (http://www.odsc.com.br/principais-publicacoes), assim como para a análise de dados e informações relacionadas com a dinâmica das violências e crimes na cidade (http://www.odsc.com.br/mapa).

Classificada enquanto ferramenta de gestão da segurança, a tecnologia já no dia 29 ganhou mais um benefício e aliado do cidadão, quando um dos pilares que compõem o projeto “Escola Mais Segura”, apoiado pelo Observatório, foi o destaque.

O chamado ROVE, Registro Online de Violência na Escola, foi apresentado em ato pela Escola Municipal Harry Roth, no bairro Santo Afonso. O objetivo foi mostrar uma nova alternativa, que soma esforços ao Observatório, e que vai verificar as ocorrências envolvendo situações de violência nas comunidades das escolas da Rede Municipal.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Novo Hamburgo e socializadas pelo NUSEC, por meio de um levantamento de informações nas unidades de ensino, serão observados todos os tipos de situações ligadas a delitos, violência ou algum tipo de criminalidade, seja interna ou externa a área escolar.

Com os dados, a iniciativa busca, por meio da inteligência, apontar medidas preventivas. Detalhes e notícias oriundas da equipe de pesquisadores do Observatório podem ser acompanhados quase que em tempo real pela Fanpage do Projeto, no link www.facebook.com/observatoriosegurancaNH. Vale acompanhar!

Trajetória de cases:

Não é a primeira vez que a FADISMA atrela Ciências Sociais, Direito e Estatística à Tecnologia. Bagé, município da Microrregião da Campanha Meridional do Estado do Rio Grande do Sul, também já foi beneficiado com a luta em prol de uma Segurança mais Cidadã.

Lá a IEs trabalhou com mapeamento dos índices de criminalidade e violência, o desenvolvimento de instrumentos de pesquisa, e software específico para monitoramento permanente da segurança pública local. E, entre as etapas metodológicas, a qualificação e aperfeiçoamento da gestão pública municipal no campo da segurança foi ponto fundamental, que hoje está ainda mais disposta a compreender, incorporar e analisar ocorrências, em prol de soluções eficazes, assimilando o papel da sociedade na Política de Segurança Pública.

Os interessados no tema podem conferir o endereço http://www.bage.rs.gov.br/observatoriocriminalidade.

Santa Maria, como não poderia deixar de ser, também é foco da percepção da IEs em pensar global e fazer local. No caso, quem abraça a cidade é o Núcleo de Estudos em Webcidadania, que em abril lança sua terceira turma num projeto mais focado em Tecnologia Educacional em Rede e Desenvolvimento de Capital Humano em prol do Ativismo Criativo, Sustentável e de resultado frente pás vulnerabilidades reais e locais.

No site da Faculdade é possível acompanhar as próximas novidades à respeito dos projetos, bem como, e principalmente, na Fanpage da IEs ,disponível em https://www.facebook.com/FadismaOficial/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo