MídiaMundoPolítica

IMPEACHMENT. Na mídia mundial, tem prevalecido a ideia de que a presidente Dilma é alvo de um “golpe”

dilma mídiaPesquisa quantitativa e qualitativa do que diz a mídia mundial foi feita pela Consultoria Bites. Os resultados estão em material publicado na versão online do jornal O Globo. O texto é de Mariana Alvin, editado no blogue do jornalista Lauro Jardim. Acompanhe:

Pesquisa: mídia internacional tende a posição favorável sobre Dilma

A narrativa do processo de impeachment de Dilma Rousseff como “golpe” tem prevalecido na mídia internacional, de acordo com uma análise quantitativa e qualitativa inédita realizada pela Consultoria Bites. O levantamento aborda artigos em inglês, espanhol e francês publicados em sites de notícias.

Desde 1º de abril, já foram ao ar, nestes idiomas, 26.632 publicações sobre o impeachment, sendo 9.073 desde o último domingo.

Os EUA são responsáveis por 22,6% das notícias; Espanha, 10,5%; Venezuela, 6,9%; Argentina, 6,7%; África do Sul, 4,6%; e Índia, 4,4%.

Nos EUA e na Europa, o material publicado prioriza a questão da corrupção na Câmara dos Deputados, simbolizada por Eduardo Cunha.

A reportagem com maior engajamento via mídias sociais (26.566 interações) foi publicada no site americano “The Intercept”. Escrita por Glenn Greenwald o texto questiona a motivação de uma viagem do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) a Washington no dia seguinte à votação do impeachment na Câmara.

Na Oceania, as reportagens sobre assunto têm menos de 200 interações e se ocupam em esclarecer o processo. Já nos outros países da América do Norte além dos EUA, na América do Sul, na Ásia e na África, as notícias tendem para a versão de que Dilma está sendo injustiçada.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. O diacho é que os que lêem as publicações não votam aqui. Outro aspecto é que a notícia é da Globo, vão dizer que neste caso ela é confiável?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo