CulturaSanta MariaSaúdeTragédia

KISS. Profissionais que atuaram na tragédia lançam, na Feira do Livro, obra com “testemunhos e reflexões”

Familiares de vítimas e sobreviventes também estiveram no lançamento da obra, junto com os autores, na Praça Saldanha Marinho
Familiares de vítimas e sobreviventes também estiveram no lançamento da obra, junto com os autores, na Praça Saldanha Marinho

Foi na tarde deste sábado, na Praça Saldanha Marinho, na Feira do Livro, inclusive com a presença de familiares das vítimas e sobreviventes. Seus autores são profissionais (três psicólogos, um psicanalista e um psiquiatra) que atuaram na atenção das vítima e hoje atuam junto aos sobreviventes e seus familiares.

A propósito da obra e outras informações, vale conferir material publicado pela versão online do Diário de Santa Maria, antes da solenidade de lançamento. O texto é de Naiôn Silva. A foto é do Feicebuqui. A seguir:

Profissionais que atuaram na tragédia da Kiss lançam livro…

…A obra foi organizada por três psicólogos, um psiquiatra e um psicanalista que trabalharam no dia da tragédia e até hoje atuam no atendimento de sobreviventes, familiares de vítimas, profissionais, voluntários e todos de que, de certa forma, foram afetados pela tragédia. 

O livro conta com 312 páginas divididas em 21 capítulos. O prefácio foi escrito pelo jornalista santa-mariense e repórter especial do Fantástico, da Rede Globo, Marcelo Canellas.

De acordo com os organizadores, o livro começou a ser pensado em junho de 2014. A obra traz relatos de 70 pessoas, entre elas os que foram afetados e testemunharam a tragédia, mas, principalmente, como foi para os profissionais da saúde envolvido, o processo de montagem do esquema para atendimento às vítimas e familiares no Centro Desportivo Municipal no dia 27 de janeiro de 2013.  A publicação também intercala testemunhos e também textos mais acadêmicos.

– As pessoas que perderam alguém ou são sobreviventes têm um sofrimento, mas para o trabalhador que teve envolvimento há também um sofrimento. Não tem como não ser tocado, também somos de Santa Maria. É uma forma de elaborar o trabalho e que fizemos escrevendo – afirma Manoela Lüdtke, uma dar organizadoras. 

O livro estará a venda por R$ 48 na feira e depois por R$ 49,90 no site da editora CRV (www.editoracrv.com.br). Os organizadores do livro são Gilson Mafaciolo, Manoela Fonseca Lüdtke, Mirela Massia Sanfelice, Maria Luiza Leal Pacheco e Volnei Antonio Dassoler.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI (se você for assinante ou não tiver esgotado a quota mensal de 10 notas gratuitas).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo