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ÔNIBUS. Schirmer receberá empresários. Prefeito já negou (ao menos) 10 vezes o reajuste da tarifa

Tarifa urbana em Santa Maria custa R$ 2,90, mas planilha de custos do serviço indica que valor deveria ser R$ 3,31
Tarifa urbana em Santa Maria custa R$ 2,90, mas planilha de custos do serviço indica que valor deveria ser R$ 3,31

Por MARCOS FONSECA (texto) e GABRIEL HAESBAERT (foto), no jornal A Razão

O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB), já anunciou que não pretende autorizar o reajuste de 14,1% na passagem de ônibus, conforme indicado pelo Conselho Municipal de Transportes. O aumento elevaria o valor para R$ 3,31. Por enquanto, os santa-marienses continuam pagando R$ 2,90.

Mas nos bastidores da prefeitura o assunto não está esquecido. As empresas insistem no reajuste da passagem. Na última terça-feira, 11, os empresários do transporte bateram na porta de Schirmer, no antigo prédio da SUCV. Mais uma vez, eles queriam conversar sobre o aumento da tarifa, mas sequer conseguiram passar pela porta do gabinete. Conforme a assessoria de Schirmer, não havia brecha na agenda para receber o grupo, que chegou sem marcar horário.

Nova rodada ficou marcada para quinta-feira, 14, na SUCV. Dessa vez, na agenda oficial. Novamente, os empresários pretendem sensibilizar o chefe do Executivo para a urgência do reajuste.

Pelo menos 10 pedidos para o reajuste já foram feitos por meio da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), tanto para Schirmer como para o então secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, que se licenciou do cargo para concorrer nas eleições de outubro. Na história do transporte urbano de Santa Maria, poucas vezes foi necessário insistir tanto pela elevação da tarifa urbana. Desta vez, a demora deixa os empresários impacientes.

“Já ratificamos (o pedido de aumento), pedimos, imploramos”, afirma o presidente da ATU, Luiz Fernando Maffini. Para o dirigente, não adianta haver planilha de custos nem Conselho de Transportes se a decisão fica nas mãos do prefeito. “Temos um passivo desde fevereiro que, em determinado momento, trará consequências para as empresas. Não sabemos até quando vamos suportar”, desabafa Maffini.

O aumento se tornou ainda mais necessário com o acordo de reajuste de 12,4% salarial oferecido a motoristas e cobradores, no começo deste mês. Os valores são retroativos a fevereiro. Foi esse acordo que suspendeu a greve do transporte.

transporte tabelaReunião para “ouvir os empresários”

Schirmer já admitiu que o valor atual está defasado. Um levantamento feito pela prefeitura em 15 cidades gaúchas mostra que Santa Maria tem a terceira menor tarifa. Perde apenas para Santa Cruz do Sul (R$ 2,85) e Uruguaiana (R$ 2,20).  A posição do prefeito, contudo, é de autorizar o reajuste em momento oportuno. Quando, ele não revela.

O secretário adjunto de Comunicações e Programação Institucional, Luiz Otávio Prates, confirmou nesta terça-feira, 12, que não há disposição de Schirmer para autorizar a mudança no valor da tarifa agora. “Por ora, ele vai ouvir os empresários”, revela Prates, sobre a reunião com os empresários marcada para amanhã (hoje, quinta).

Ônibus distrital aguarda reajuste há sete meses

A defasagem do valor da passagem dos ônibus que fazem as linhas para os distritos de Santa Maria é ainda maior. O Conselho Municipal de Transportes aprovou em setembro de 2015 o reajuste da tarifa de R$ 3 para R$ 4,25. Porém, até o momento o prefeito Cezar Schirmer não autorizou a mudança.

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Um Comentário

  1. Sugestão:
    Por que o Prefeito não designa a MESMA Equipe Técnica para avaliar este serviço?
    Na avaliação da CORSAN, apesar da tentativa de desmarcar o aspecto financeiro, há tabela de comparação dos preços do metro cúbico da água.
    No relatório avaliam anos e anos, 20 anos, da CORSAN e o “minimamente” não atingido (apesar de se ter água potável em todas torneiras e termos alto índice de coleta e tratamento de esgoto), porem nos ÔNIBUS o caos é enorme.
    A mesma comissão avaliará o serviço com minimamente? Estará sendo otimista.
    Quem sabe o IPLAN sugere um serviço público de transporte, nos moldes da CARRIS em Porto Alegre.
    Temos Plano de Mobilidade aprovado em semanas pela promessa de dinheiro da CAIXA. Ele já chegou?
    Quando é que Schirmer inaugura o BRT que tanta pressa deu aos vereadores?
    Os notáveis poderiam avaliar o transporte público. Temos Planos mas o que vale são os notáveis darem Parecer.

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