CulturaPrefeituraSanta MariaTurismo

VILA BELGA. Incentivos garantem o agora oficial Pólo Histórico, Cultural, Turístico, Gastronômico e de Lazer

Região histórica da cidade, a vila Belga e seu entorno, podem receber grandes incrementos, a partir dos incentivos aos investimentos…
Região histórica da cidade, a vila Belga e seu entorno, podem receber grandes incrementos, a partir dos incentivos aos investimentos…

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO VILNEI (fotos), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O prefeito Cezar Schirmer sancionou, na manhã desta quinta-feira (28), a Lei Municipal que cria o Polo Histórico, Cultural, Turístico e Gastronômico e de Lazer da Vila Belga. O ato foi realizado no Edifício João Fontoura Borges (SUCV), reunindo autoridades, convidados, moradores e representantes da Associação de Moradores Ferroviários da Vila Belga. A iniciativa do projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, visa ao desenvolvimento das potencialidades econômicas do local.

O projeto foi criado com a finalidade de promover a preservação histórica e cultural, valorização de bens patrimoniais e arquitetônicos e de animação turística, de convívio social, de entretenimento e de lazer da vila Belga, Avenida Rio Branco, Gare da Viação Férrea e do Centro Histórico de Santa Maria.

Pelo projeto, estabelecimentos comerciais e de serviços localizados no agora denominado “Polo da Vila Belga – Centro Histórico”, de segmentos relacionados à cultura, às artes, ao turismo, a gastronomia, ao entretenimento e lazer, à inovação e a economia criativa, poderão receber isenções de tributos municipais, quando atenderem as disposições previstas na lei. Com isso, busca-se promover a geração de emprego e renda, fomentando a política do turismo no município e na região.

As atividades a serem desenvolvidas no Polo da Vila Belga – Centro Histórico deverão atender a critérios estabelecidos por uma comissão nomeada pelo prefeito municipal, formada por representantes das secretarias de Cultura, de Turismo, de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, de Desenvolvimento Urbano, de Finanças e do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan).

Atividades bem vindas

Segundo a lei assinada na manhã dessa quinta-feira, poderão se instalar no Polo da Vila Belga – Centro Histórico estabelecimentos como agências de turismo receptivo; albergues da juventude; antiquários; ateliers de artes; bistrôs; cafeterias; lojas de vinho ou cachaça; choperias; cineclubes; confeitarias; conservatórios de música; escolas de artes plásticas e artes cênicas; de cinema e teatro; de circo; de dança; de gastronomia; de música e canto; floriculturas; galerias de arte e exposições; teatros; livrarias; lojas de artesanato com identidade local; museus e espaço da memória; nano e microcervejaria; hostel; pousadas; restaurantes temáticos; sorveterias; serviços de atendimento ao turista; sebos ou startups.

…privados, beneficiados diretamente pela lei sancionada em solenidade nesta terça, pelo prefeito municipal Cezar Schirmer
…privados, beneficiados diretamente pela lei sancionada em solenidade nesta terça, pelo prefeito municipal Cezar Schirmer

Memória preservada

Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo destacou o significado da preservação da memória representada pelo complexo histórico para a viabilização econômica, social e de desenvolvimento. Schirmer elencou exemplos de cidades que tiveram iniciativas semelhantes de proteção ao patrimônio histórico, como Paraty (RJ), Pirenópolis (GO), Olinda (PE), Colônia de Sacramento (UR) e bairros como a Lapa (Rio de Janeiro), a Cidade Baixa (Porto Alegre) e Ocean Drive (Miame, EUA). “Com esta lei, queremos transformar nosso Centro Histórico em referência turística, cultural, gastronômica e de lazer para as próximas décadas”. O chefe do Executivo também pediu participação de todos. “Precisamos do apoio dos moradores, da população, dos visitantes e das próximas gestões, para que esta lei não fique só no papel”, enfatizou.

Benefícios para todos

As secretárias de Turismo, Norma Moesch, e de Cultura, Marília Chartune, lembraram do Brique da Vila Belga, iniciativa desenvolvida pela Associação de Moradores Ferroviários da Vila Belga que tem movimentado a economia, o turismo e o lazer do município. “A assinatura desta lei é importante e trará benefícios inestimáveis a todos: moradores, visitantes, comerciantes e à cidade. A exemplo do Brique da Vila Belga, a criação do Polo Histórico, Cultural, Turístico e Gastronômico e de Lazer vai desenvolver ainda mais a alma do lugar e todos têm a possibilidade de serem protagonistas deste novo momento da Vila Belga”, declarou Norma Moesch.

Mais cultura

Marília Chartune comentou que a Vila Belga ganhou mais significado com a realocação das atividades da Casa de Cultura naquele local, como a Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet). “O Centro Histórico se consolida como um espaço temático cultural e turístico e seremos parceiros de qualquer atividade cultural que pretender se instalar nele”, afirmou.

Incremento ao patrimônio

A presidente da Associação de Moradores Ferroviários da Vila Belga, Myrna Floresta, participou do ato e destacou que o projeto vai beneficiar o local. “A assinatura deste documento no dia de hoje vai embelezar ainda mais a região que já é patrimônio histórico e cultural do município”.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Mentalidade “dupla Rio-Nal rumo à Tóquio”. Querem aumentar a “auto-estima” dos tabaréus comparando com lugares mais conhecidos e dizer que é a mesma coisa.
    Alguém vai dizer “o cara é do contra”. Não, só lembro da história da cidade. Curitiba tem uma rua 24 horas, Santa Maria também tinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo