Destaque

158 ANOS. 7º Festival de Balonismo se despede de Santa Maria, em festa, no dia do aniversário da cidade

Milhares de santa-marienses foram ao Parque do Jockey, durante todos os dias do evento, com destaque para domingo e esta terça-feira
Milhares de santa-marienses foram ao Parque do Jockey, durante todos os dias do evento, com destaque para domingo e esta terça-feira

Por ANA BITTENCOURT (texto) e FABRÍCIO MINUSSI (fotos), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Depois de quatro dias de provas, encerrou na tarde desta terça-feira (17), o 7º Festival Internacional de Balonismo e 2º Campeonato Gaúcho de Balonismo, realizados em comemoração ao aniversário de 158 anos de Santa Maria. Os balões se despediram da cidade com o Voo Fiesta, reunindo cerca de 20 mil pessoas no Parque da Jockey Clube. O sétimo e último voo competitivo decolou no início da manhã e os vencedores foram conhecidos logo após o meio-dia, em cerimônia que contou com a presença do prefeito municipal, Cezar Schirmer.

O evento, promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com realização da Strategie Balonismo e Infláveis e Federação Gaúcha de Balonismo (FGB), contou com a participação de competidores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Segundo os organizadores, mesmo com o cancelamento das provas e da programação paralela no domingo (15), devido ao mau tempo, o público não decepcionou. Nos três dias de evento, mais de 70 mil pessoas passaram pelo Parque da Jockey Clube.

O ultimo voo competitivo aconteceu de manhã, e a premiação aconteceu no início da tarde. Evento teve três dias de duração, na zona oeste
O ultimo voo competitivo aconteceu de manhã, e a premiação aconteceu no início da tarde. Evento teve três dias de duração, na zona oeste

O grande campeão, tanto do 2º Campeonato Gaúcho, quanto do Festival Internacional de Balonismo, foi o paulista Cristiano Almudin, federado em Torres (RS). O piloto conquistou o primeiro lugar nas duas competições (confira classificação abaixo). “Esta é a primeira vez que venho competir em Santa Maria. O campeonato está muito bem organizado, tanto na parte técnica quanto na realização das provas. A acolhida do público foi sensacional”. Almudim declarou a intenção de voltar em outros eventos voltados ao balonismo realizados em Santa Maria. “Estou impressionado com a receptividade das pessoas ao esporte. Volto com certeza”.

Após um almoço oferecido aos participantes, os troféus foram entregues em cerimônia realizada no Cerrito. O prefeito Cezar Schirmer, acompanhado pelo secretário de Esporte e Lazer, Erony Paniz Junior, confraternizou junto com balonistas e organizadores do evento. Referindo-se ao sucesso do projeto, o prefeito declarou: “O Festival de Balonismo é um marco notável em Santa Maria. Um evento que atinge o imaginário da cidade e já faz parte do calendário da nossa programação de aniversário. Agradecemos aos participantes e ao grande público que prestigiou o evento”.

O coordenador do evento, Eduardo Melo, que contou ainda com programação paralela, como o Chimarock e exibição de balões temáticos, destacou a estrutura do Festival de Balonismo. “Este é um evento consolidado. Balonistas do país inteiro querem voar aqui. Agradecemos à prefeitura e principalmente ao prefeito Cezar Schirmer, por incentivar e dar continuidade a esse projeto que este ano chega a sua sétima edição e apresenta crescimento constante, tanto na infraestrutura que o Parque da Jockey Clube oferece, quanto no nível das competições e dos competidores”, afirmou. O diretor técnico da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), Marcos Bonimcontro, também participou da cerimônia de premiação.

Confira os vencedores da competição:

2º Campeonato Gaúcho de Balonismo

1º lugar: Cristiano Almudim (Torres/RS)

2º lugar: Giovani Pomper Maier (Torres/RS)

3º lugar: João Vitor Justo (Torres/RS)

Classificação Geral do 7º Festival Internacional de Balonismo

1º lugar: Cristiano Almudim (Torres/RS)

2º lugar: Homero Antunes (São Paulo/SP)

3º lugar: Giovani Pomper Maier (Torres/RS)

4º lugar: João Vitor Justo (Torres/RS)

5º lugar: Reni Pinho (Torres/RS)

Concurso premiou crianças com voos de balão

Um concurso de desenho promovido pela Prefeitura premiou duas alunas com voos de balão pelo céu de Santa Maria na tarde desta terça-feira (17). Bruna Leal, de 11 anos e aluna da Escola Batista Paulo de Tarso, e Mariana Militz, de 8 anos, matriculada no Colégio Marco Polo, tiveram seus desenhos escolhidos por uma comissão avaliadora. Os trabalhos foram executados pelas meninas enquanto se divertiam na Brinquedoteca, localizada no Centro Administrativo Municipal. Os desenhos vencedores, retratando a cidade com balões no céu, foram publicados e podem ser vistos estampados nos carnês do IPTU.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo