EducaçãoPrefeitura

EDUCAÇÃO. Escolas municipais poderão ser certificadas pela Unesco. Mas precisam se qualificar

Programa da Unesco pode conceder certificado para projetos de Escolas. Dirigentes daqui receberam relatora do PEA/Unesco
Programa da Unesco pode conceder certificado para projetos de Escolas. Dirigentes daqui receberam relatora do PEA/Unesco

Por LUANA MELLO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Secretaria de Município da Educação (Smed) recebeu, na última sexta-feira (29), a visita da relatora do Programa de Escolas Associadas da Unesco (PEA/Unesco), Sueli Matos da Silva. A relatora expôs à secretária Silvana Guerino a possibilidade de realizar uma certificação internacional do trabalho pedagógico das escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). Também participaram do encontro, a secretária adjunta Carmem Pachedo, a superintendente de Educação Básica, Cláudia Bassoaldo e demais integrantes do Setor Pedagógico da Smed.

O PEA certifica escolas que trabalham dentro dos quatro eixos que a Organização das Nações Unidades (ONU) entende como formação integral do ser humano: problemas mundiais, sustentabilidade, cultura de paz e intercâmbio cultural. Para participar, as escolas devem preencher um formulário, que pode ser encontrado no site da PEA Unesco, no qual as escolas devem informar seus principais dados e também relatar projetos que ilustrem ou justifiquem seu interesse em se tornar uma escola associada.

Além do certificado, as escolas do município terão seus trabalhos divulgados internacionalmente e poderão, após um treinamento que acontecerá em junho deste ano, para que os professores do município se tornem tutores, fazer aulas de intercâmbio cultural com os docentes europeus. “Depois do treinamento, esses professores tutores voltam para suas comunidades, montam a aula e começam o intercâmbio via web, onde trabalham como comunidades de aprendizagem colaborativa, a partir de aulas compartilhadas”, explica Sueli.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Educação no Brasil não é lá estas coisas. Um dos motivos é que dão mais importância a aparência do que o conteúdo. Mais uma certificação que significa absolutamente nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo